O ator escocês Robbie Coltrane, que ficou conhecido por interpretar Hagrid na saga Harry Potter, morreu aos 72 anos. De acordo com o Deadline, que informou sobre o caso, o ator estava internado no hospital perto de sua casa em Larbert, na Escócia. Ele enfrentava problemas de saúde nos últimos anos.
A morte foi confirmada em um comunicado pela agente de Coltrane, Belinda Wright, mas a causa ainda não foi divulgada. Segundo a BBC, ela descreveu o ator como um “talento único”, acrescentando que seu papel como Hagrid “trouxe alegria para crianças e adultos em todo o mundo”.
“Para mim, pessoalmente, vou me lembrar dele como um cliente leal. Além de ser um ator maravilhoso, ele era inteligente, brilhantemente espirituoso. Depois de 40 anos, tenho orgulho de ser chamada de sua agente, sentirei falta dele”, disse Wright.
“Ele deixa sua irmã, Annie Rae, seus filhos Spencer e Alice e sua mãe, Rhona Gemmell. Eles gostariam de agradecer à equipe médica do Forth Valley Royal Hospital em Larbert por seu cuidado e diplomacia”, completou a agente.
Coltrane, uma das estrelas da saga Harry Potter, interpretou o guarda-caça de Hogwarts, Rubeus Hagrid, nos filmes . Ele desfrutou de enorme popularidade por trás do papel como meio gigante meio bruxo.
Além da saga Harry Potter, Coltrane também conquistou de forma memorável as telas de TV como o psicólogo forense Dr. Edward ‘Fitz’ Coltrane na série de TV Cracker, pelo qual ganhou três prêmios consecutivos de melhor ator no BAFTA, uma honra só igualada por outro ator, Michael Gambon.
Coltrane também atuou na franquia 007 como o personagem Valentin Zukovsky, nos filmes 007 – O Mundo Não é o Bastante e 007 Contra GoldenEye. Seu último trabalho como ator foi na série Urban Myths, onde interpretou Orson Welles em dois episódios, em 2019 e 2020.
Em 2006, o ator recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE), uma homenagem da Rainha Elizabeth II por sua contribuição ao cinema britânico.
Através das redes sociais, a autora dos livros de Harry Potter, J.K. Rowling lamentou a morte do ator em suas redes. “Nunca vou conhecer alguém como Robbie. Ele era um talento incrível, e fui afortunada por conhecê-lo, trabalhar e gargalhar com ele. Envio todo meu amor e as mais profundas condolências para seus familiares, sobretudo aos seus filhos.”
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, descreveu destacou a falta que Coltrane fará. “Notícia muito triste. Ele tinha tanto alcance e profundidade como ator, da comédia brilhante ao drama de ponta dura. Acho que o meu favorito de todos os seus papéis foi Fitz em Cracker. Robbie Coltrane, lenda do entretenimento escocês – você fará muita falta.”
O ator Stephen Fry, narrador da versão britânica dos sete áudio livros de Harry Potter, também lamentou a morte de Coltrane. “Conheci Robbie Coltrane há 40 anos. Fiquei maravilhado/aterrorizado/amorosamente atingido, tudo ao mesmo tempo. Tanta profundidade, poder e talento; engraçado o suficiente para causar soluços enquanto fazíamos nosso primeiro programa de TV, ‘Alfresco’. Adeus, velho amigo. Você vai fazer uma falta tão terrível.”
Responsável por dar vida ao Fred Wesley, um dos gêmeos da saga, o ator James Phelps também prestou sua homenagem ao ator: “Vou sentir falta das conversas aleatórias sobre todos os assuntos sob o sol. E eu nunca vou esquecer, em setembro de 2000, Robbie Coltrane veio até o meu ‘eu’ de 14 anos muito nervoso no meu primeiro dia no set de filmagem e disse ‘aproveite, você vai ser ótimo’. Obrigado por isso”, lamentou.
Afshan Azad-Kazi, atriz que interpretou a personagem Padma Patil na saga de filmes, também prestou sua homenagem. “Absolutamente destruída. Nosso eterno Hagrid. Que honra te conhecer e estar no mesmo lugar que essa lenda. Descanse em paz.” (O Globo)