O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), esteve neste sábado, 2/4, em Nova Olinda do Norte, a 134 quilômetros de Manaus, para prestigiar a inauguração do Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ailson Souza da Silva. A unidade de saúde vai atender uma demanda de aproximadamente duas mil pessoas do município com sequelas da Covid-19, AVC e outras doenças. Metade dos recursos para equipar o Centro foi articulada pelo presidente da Assembleia.

Em Nova Olinda, o parlamentar reforçou o compromisso com toda região do Madeira. Ele lembrou, atualmente, que os municípios do Estado vêm tendo mais recursos para investir no bem estar da população porque a atual gestão da Assembleia diversificou os repasses por meio das emendas individuais e de bancada.

“Antes nós tínhamos emendas pequenas, mas agora passamos a ter emendas individuais e de bancada. Com isso, quem ganha é o povo e, principalmente, o do interior. Hoje, 90% das emendas da Assembleia vão para o interior do estado do Amazonas”, disse.

Além disso, o presidente da Aleam lembrou o apoio que as prefeituras receberam a partir da aprovação do repasse de 15% do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). “No momento de maior crise, por conta da pandemia, nós conseguimos emplacar o percentual de 15% do FTI e, por meio desse recurso, já veio cerca de R$ 3 milhões aqui pra Nova Olinda. Isso, com certeza, ajudou em muito o município a salvar vidas”, falou.

Roberto Cidade se comprometeu ainda em continuar a empenhar todos os esforços para que Nova Olinda do Norte seja beneficiada com mais recursos para melhorar a vida da população. “O que a gente puder conseguir com convênios, por exemplo, vamos nos esforçar para trazer para Nova Olinda. Eu consegui articular recursos para cá, para ajudar a equipar este Centro de Reabilitação. A gente tem que trabalhar pra colocar o dinheiro na mão de quem trabalha e tem responsabilidade com o dinheiro público e aqui eu vejo que o dinheiro vai pra coisa certa, a gente vê as coisas acontecendo, por causa da seriedade do prefeito Adenilson Reis. Por tudo isso, podem contar com esse ‘cabôco’ trabalhador aqui. Esse ‘cabôco’ quer continuar a trabalhar, a lutar pelo povo da Calha do Madeira, pelo povo do Amazonas”, finalizou.

Novos projetos

Em conversa com o prefeito Adenilson Reis e com a secretária municipal de Saúde, Gelcymara Gama, o deputado Roberto Cidade conheceu a proposta de implantação de um centro de atendimento ao autista em Nova Olinda. “Estamos montando a equipe, já temos parte dos profissionais e precisamos agora estruturar o espaço”, disse Gelcymara.

Cidade pediu o envio do projeto, com detalhes, para estudar se existe alguma forma de apoiar a proposta em seu mandato. “Sabemos que o principal ponto hoje é a conscientização dos pais sobre a necessidade de diagnóstico precoce, em casos como autismo, por exemplo. Porque quanto mais cedo a criança tem um acompanhamento, mais fácil vai se tornar a inclusão e o desenvolvimento. Fico feliz em ver uma iniciativa como essa aqui, em Nova Olinda, pretendo estudar mais a fundo o projeto, para ver se temos como ajudar de alguma forma”, destacou.

Artigo anteriorAcordo do TSE com plataformas deixa brecha para desinformação nas eleições
Próximo artigoRicardo Nicolau destaca papel de lei pioneira que ampliou direitos da população autista