Na manhã de sábado (31), o candidato Romero Reis, da chapa Manaus tem Pressa (Partido NOVO), e seu vice Eduardo Costa estiveram no centro comercial e na feira do Manoa, na Zona Norte de Manaus, fazendo corpo a corpo e panfletagem conversando com os feirantes e comerciantes. Romero falou sobre suas propostas para geração de emprego e renda e para os microempreendedores da cidade.
Com um microfone na mão e uma caixa de som, Romero foi para frente de uma loja respondeu às perguntas dos trabalhadores que passavam pela região sobre assuntos do dia a dia da cidade na dinâmica “Se vira nos 30”.
A comerciante Maria Aparecida dos Santos questionou o candidato sobre qual será sua proposta para tratar o lixo em Manaus. “Vamos acabar com o aterro sanitário de Manaus, que é algo que não existe mais em cidades desenvolvidas. Aterro sanitário é um péssimo exemplo, por isso, Manaus como capital mundial da Amazônia precisa acabar nos próximos 2 anos. Vamos implantar uma usina de carbonização do lixo que será uma parte reciclado e outra parte vai ser transformado em energia elétrica. Essa solução já funciona em países desenvolvidos e tem condições de funcionar aqui”, comentou.
O ambulante João Pereira, que sofreu junto com sua família com o coronavírus, perguntou ao candidato sobre o que ele pretende fazer pela saúde do município. Romero, que também teve coronavírus, defende mais atenção à saúde básica e preventiva com uma solução simplificada. “Vamos aumentar o horário de atendimento das UBs, que passarão a atender de 7h às 19h, com médicos capacitados, enfermeiros, técnicos de enfermagem, medicamentos e estrutura pra funcionar. Essa é a responsabilidade do município. Não é a obrigação da prefeitura construir hospitais, como tem candidato prometendo por aí. Vamos implantar um sistema de marcação de consultas online e atendimento digitalizado onde será possível consultar o histórico dos pacientes em qualquer unidade de saúde!”, respondeu.
Romero lembrou: “Tem candidato por aí prometendo fazer hospital e isso é balela, não é responsabilidade da prefeitura fazer hospitais e não temos orçamento pra isso. Mas dando atenção às UBS e ao bom atendimento nós vamos avançar e muito”, disse.
Microempreendedorismo
Romero falou aos eleitores sobre sobre suas apostas para o microempreendedor que deve ser incentivado para que acredite em seu próprio negócio e conte com a prefeitura que vai facilitar e digitalizar registros, licenças e cadastros, sem que o microempreendedor precise se locomover ou aguardar prazos, tudo de forma instantânea e dentro da plataforma digital da Prefeitura de Manaus.
Outra proposta sua é ajudar o trabalhador informal, como camelôs e feirantes, que serão tratados em sua gestão como microempreendedores. “Estes novos empresários terão espaços adequados e de apoio aos negócios, com infraestrutura mínima, através de galerias em bairros, que permitirão a descentralização das vendas. Esses espaços serão implantados em parceria com a iniciativa privada”, explicou Romero.







