PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (21/8), a Operação Rota Khalifa, com o objetivo de identificar e apreender bens e valores oriundos do tráfico internacional de drogas.

A ação é um desdobramento da Operação Rota Caipira, deflagrada em abril de 2023, que desarticulou uma organização criminosa especializada no tráfico de entorpecentes com atuação nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. Na ocasião, um dos principais integrantes do grupo foi preso ao retornar de viagem aos Emirados Árabes Unidos.

Estrangulamento financeiro

Nesta nova fase, o foco das investigações está no estrangulamento financeiro da facção, que teria movimentado cerca de R$ 1,6 bilhão em recursos ilícitos.

A PF identificou propriedades rurais no Pará, além de bens móveis de alto valor, utilizados para ocultar e dissimular o patrimônio obtido com o tráfico internacional.

Segundo os investigadores, o grupo atuava como uma rede transnacional, responsável pela logística e escoamento de grandes carregamentos de drogas para o exterior. A etapa atual busca impedir a recomposição financeira da facção, privando-a dos ativos conquistados com atividades criminosas. As informações são da colunista Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Artigo anteriorArsenal fecha com estrela e Gabriel Martinelli pode perder posição
Próximo artigoPF faz nova ação contra desvio de R$ 50 mi na educação do Maranhão