Manaus (AM) – Entre medos, sonhos, interesses e desejos, cada indivíduo possui uma compreensão própria desses sentidos, que, sobretudo, foram redesenhados após a pandemia. Essa é a proposta de reflexão subjetiva da instalação artística gratuita ‘Rotas de fuga (para sonâmbulos)’, na Galeria Manaós, localizada na rua Frei José dos Inocentes, 153, Centro, próximo ao Paço Municipal.
O idealizador do projeto, o artista visual amazonense Mario Hirotoshi, explicou que a ideia surgiu a partir da vontade de realizar uma curadoria do próprio trabalho para compreender os sentimentos vivenciados, principalmente durante o período pandêmico, algo compartilhado entre milhares de pessoas.
“O projeto é motivado por essa ideia de que a gente viveu um grande sonho/pesadelo durante um longo período e que sempre ansiávamos por um novo dia. Particularmente, eu tenho muito orgulho desse trabalho”, afirmou.
Desde 2018, o artista realiza o registro da vida de forma espontânea, por meio da fotografia analógica. A reunião de algumas dessas obras resultou no ‘Rotas de fuga (para sonâmbulos)’, como um “olhar para o passado”, que, além de demonstrar os sentimentos de Hirotoshi, apresenta a sua evolução dentro da fotografia.
Dividida em três partes, “Finda, noite”, “Dois terços de um sonho” e “Tem outro gosto viver”, a exposição fotográfica possibilita uma imersão sensorial e multimídia ao público. O universo transita entre 2019 e 2023, onde o sonho, o pesadelo e os sentimentos estão presentes e possuem múltiplos significados.
“O primeiro momento se passa em um período noturno, que trabalha com a ideia de uma festa que se transforma em pesadelo, com o desejo de que chegue ao fim, de chegar em casa e poder sonhar. Em seguida, surge um trabalho mais onírico e surreal, em que vamos trazer outras formas de exibir fotografias. Esse sonho, muitas vezes, beira o pesadelo; parece que as coisas vão dar errado, mas alguma solução aparece. No pós-pandemia, percebemos que a vida já tem outro gosto, com o desejo de estar fora de casa e aproveitar a luz solar”, descreveu.
A exposição apresenta uma atmosfera que envolve o público de maneira imersiva, a partir de estímulos sonoros e intervenções com ilustração e animação, em “uma esfera de sonho atravessada pelo desejo de acordar”, conforme explicou Mario Hirotoshi.
Além de Hirotoshi, o projeto é composto pelos artistas Gabrielli Loys (curadora), Victor Neves (musicista), Natu (ilustradora e videomapper), Clara Nogueira (produção) e Paulo Maciel (designer).
A exposição
Contemplada pelo Edital Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens 2023, da Lei Paulo Gustavo, a exposição fotográfica poderá ser visitada todos os sábados, do dia 28 de setembro até 31 de outubro, com sessões às 14h30, 16h e 17h30.
Para controle do acesso ao local, o ingresso gratuito deve ser adquirido pelo Sympla, por meio do link (https://www.sympla.com.br/
A exposição também possui audiodescrição, descrição em libras e visita guiada em vídeo para garantir a acessibilidade aos visitantes. Mais informações podem ser acessadas pelo Instagram oficial do projeto (@rotasdefugaps).