O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta quinta-feira (12) que o Exército sírio tem sob seu controle total a cidade de Duma, a maior de Ghouta Oriental e o último reduto dos rebeldes nos arredores de Damasco. A informação é da Agência EFE.

Em nota, o ministério acrescenta que “a partir de hoje, atuam na cidade unidades da Polícia Militar das Forças Armadas da Rússia”. De acordo com o texto, a Polícia Militar russa é “fiadora da preservação da ordem pública na cidade”.

Ao mesmo tempo, continua a retirada de civis e combatentes da cidade de Duma, completaram os militares russos. “Desde o dia 1º de abril, abandonaram Duma 13.504 milicianos e membros de suas famílias”, afirma a nota. Desde que entraram em vigor as pausas humanitárias em Ghouta Oriental, “foram evacuados na região 167 mil civis”.

A notícia do controle do regime de Damasco sobre Duma ocorre em meio a novas tensões pelo suposto uso de armas químicas na cidade. A comunidade internacional responsabiliza o governo sírio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ontem que cerca de 500 pessoas foram atendidas em centros médicos de Duma com sintomas de exposição a agentes químicos. Aproximadamente 70 pessoas que estavam em porões morreram por causa do ataque, ocorrido no último sábado.

A Rússia negou esses dados e afirmou que as acusações de uso de armas químicas em Duma por parte das forças governamentais sírias são uma tentativa de justificar uma intervenção militar no país árabe.

Artigo anteriorVocê faz parte da Maior Política Habitacional da História
Próximo artigoConselho de Segurança se reúne para discutir ameaça de Trump à Síria