A Rússia voltou a intensificar os ataques contra a Ucrânia, nesta segunda-feira (10/10). O governo ucraniano confirmou que explosões deixaram mortos e feridos em Kiev, capital do país.

De acordo com o Ministério do Interior da Ucrânia, oito pessoas morreram no ataque ao distrito central de Shevchenkivskyi e outras 24 ficaram feridas. No entanto, a polícia relatou números diferentes: cinco mortos e 12 feridos.

Em vídeo gravado em Kiev, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia premeditou bombardeios no país para provocar “pânico e caos” entre os ucranianos e teve como alvo a infraestrutura de energia do país.

“Eles querem pânico e caos, querem destruir nosso sistema de energia”, disse Zelensky. Ele ainda afirmou que os russos estão atacando porque “estão sem esperanças”.

Veja vídeo:

Segundo o governo da Ucrânia, a Rússia disparou ao menos 75 mísseis contra o país nesta segunda.

O governo diz que os ucranianos já estavam se preparando para a possibilidade de retaliação de Vladimir Putin, presidente russo, após uma explosão destruir a ponte que ligava a Rússia à Crimeia, no sábado (8), cortando rota importante de suprimentos.

Esse é o primeiro ataque a capital ucraniana após meses de confrontos.

Zelensky pediu que a população permaneça em abrigos. As ruas centrais da capital foram bloqueadas por membros da polícia.

Artigo anteriorCoronel da PM é condenado a um ano e cinco meses por assediar soldado
Próximo artigoAeroporto de Congonhas retoma voos com filas e lentidão após acidente