Kostiantyn Liberov/Libkos/Getty Images

A Rússia voltou a lançar ataques contra a Ucrânia nesta segunda-feira (2/6), antes da segunda rodada de negociações diretas entre Kiev e Moscou na Turquia. Os bombardeios e ataques aéreos mataram cinco pessoas nos arredores da cidade ucraniana de Zaporizhzhia, enquanto outro ataque com drones feriu seis pessoas, incluindo crianças.

De acordo com o The Guardian, o governador de Zaporizhzhia, Ivan Fedorov, afirmou que três mulheres foram mortas durante os bombardeios russos contra a vila de Ternuvate. Um homem também foi morto.

Negociações de paz

  • Na última rodada de diálogos, mediada pelo governo turco, os representantes de Moscou e Kiev não chegaram a um consenso.
  • Nos últimos dias, o Kremlin afirmou que uma lista de exigências para um possível cessar-fogo está sendo preparada.
  • Um telefonema entre o líder russo, Vladimir Putin, e o presidente norte-americano, Donald Trump, deu início a nova rodada de negociações para uma possível trégua na guerra que perdura três anos no Leste Europeu.
  • Durante a conversa, Putin propôs a elaboração de um memorando com pontos-chave para um possível tratado de paz.
  • A segunda rodada das negociações dos dois países inicia-se nesta segunda-feira (2/6).
  • Nesse domingo (1º/6), a Ucrânia realizou um ataque de drones em “grande escala” contra bombardeiros militares russos na Sibéria, atingindo mais de 40 aviões de guerra a milhares de quilômetros de seu próprio território. O ataque foi uma resposta à ofensiva da Rússia, que lançou 472 drones durante a noite do sábado (31/5).

A mídia local relatou que três bombas aéreas foram lançadas contra o centro da vila de Khotin, causando danos à infraestrutura civil, incluindo unidades de saúde e educação, além de cerca de 20 casas particulares.

E o acordo de paz?

O ataque acontece horas antes de os negociadores ucranianos e russos se reunirem em Istambul, Turquia, para discutir um acordo de paz. A delegação ucraniana chegou a se encontrar com representantes da Alemanha, Itália e Reino Unido antes das conversas.

As negociações serão realizadas no Palácio Çırağan e estão programadas para começar à tarde, presididas pelo ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan.

Com informações de Metrópoles.
Artigo anteriorO cantor coreano KISU chega a Manaus em junho para turnê com músicas de doramas; Entradas à venda
Próximo artigoCléber Xavier “cobra” novo CEO no Santos e aborda próxima janela de transferências