FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Visitação guiada, cinema, teatro com fantoches, música e dança. Atrações gratuitas, inseridas na programação do Sábado Cultural, que acontece todos os sábados no Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). O local se tornou o ponto de encontro dos parintinenses, onde têm acesso a uma gama de atividades artísticas gratuitas, promovidas pelos orientadores e a equipe do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro daquele município.

O Bumbódromo faz parte do conjunto de iniciativas culturais do Governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para atender o projeto cultural, o espaço abre as portas aos sábados, das 14h30 às 20h. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, acredita que o projeto Sábado Cultural, realizado no Bumbódromo, permite aos moradores e visitantes uma experiência diferenciada no palco de uma das maiores festas populares do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins.

“A iniciativa é muito agregadora no sentido de gerar pertencimento a um espaço de grande representatividade para a cultura do Amazonas, além de incentivar a prática artística da nova geração e promover o lazer à comunidade em um ambiente confortável e acolhedor”, disse o secretário.

Roteiro cultural

Na programação do Sábado Cultural, a Biblioteca Fred Góes é um espaço para a interatividade com o público infantil. O projeto Mania de Ler proporciona às crianças atividades recreativas como, desenhos para colorir, colagens, pintura facial e o acesso aos mais diversos livros. Ainda na biblioteca, os orientadores do Liceu promovem a “Hora do Conto” com o teatro de fantoches.

No Cineclube Odinea Andrade, dois filmes serão exibidos: às 14h30, “Mavka – Aventura na Floresta” e, às 17h30, “Donzela”. Classificação livre.

As visitas guiadas pelas dependências do Bumbódromo são acompanhadas pelos condutores culturais, que contam as histórias e curiosidades que envolvem o espaço. No roteiro estão as galerias de artes Jair Mendes (lado vermelho), a Vandir Santos (lado azul), os murais “Vitória da Cultura Popular”, “Memória Afetiva dos Bois Bumbás”, as obras do projeto “Parintins – Galeria Cidade Aberta” e da Associação de Artistas Plásticos de Parintins (AAPP).

O hall do Bumbódromo ganha uma ambientação para receber o público com brincadeiras, apresentação de peças teatrais com fantoches e atividades lúdicas. Também estão no tour de visitação as galerias de artes e a Sala Multimídia 7ª Arte com um acervo de mais de 700 DVDs nos mais diversos gêneros.

Artigo anterior“Esse apoio vai alavancar nossa produção”, diz produtor rural beneficiado com maquinários do Governo do Amazonas
Próximo artigoSefaz disponibiliza cédula C do imposto sobre a renda retida das sentenças judiciais