Quem sofre com acnes terá uma opção de tratamento natural extraído da Amazônia. O óleo essencial de gengibre amargo (Zinziber zerumbet) mais frutos nativos foram transformados em um sabonete especial que ajuda no combate à acne vulgar. O sabonete vegetal antiacne e antisséptico é o resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo pesquisador Carlos Cleomir, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que deve ser comercializado em 2015. Desenvolvido no Inpa, o sabonete de gengibre amargo está sendo agora produzido pela empresa incubada Biozer da Amazônia.

De acordo com o doutor em Biotecnologia e Recursos Naturais, que estuda a planta há cerca de 15 anos e já desenvolveu outros estudos – como seus efeitos medicinais em tratamentos contra o câncer -, ainda que o produto já esteja em fase final de desenvolvimento, o problema é a falta de investimento na produção da matéria prima.

Para a produção atual do sabonete, a empresa incubada do Inpa, Biozer da Amazônia, de propriedade de Cleomir, extrai os extratos ativos da planta, como a substância ‘zerumbona’, principal composto bioativo de sua formação. Segundo o pesquisador, qualquer pessoa pode usar o produto, uma vez que possui diversas propriedades farmacológicas terapêuticas.

Artigo anteriorAlta da Selic mantém poupança menos atraente que fundos de investimento
Próximo artigoPara driblar abordagem policial adolescentes guardavam droga em saco de salgadinho