Getty Images

O consumo regular de frutas é fundamental para uma alimentação equilibrada, pois são fontes de nutrientes essenciais e fibras que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Nesse contexto, a goiaba se destaca como uma excelente opção para incluir no cardápio diário, oferecendo diversos benefícios para a saúde.

Muito consumida in natura ou em sucos, a goiaba também pode ser utilizada em receitas como bolos, vitaminas, molhos e sobremesas. Rica em fibras, vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo e ferro, ela também auxilia na redução do colesterol e contém baixos níveis de açúcar, gorduras e calorias.

“Além de combater infecções e fortalecer os ossos, a goiaba regula o aparelho digestivo, colabora com o sistema nervoso e é excelente para a cicatrização e a saúde da pele”, garante a nutricionista Cyntia Maureen, do grupo de alimentos Superbom, em entrevista ao Metrópoles.

A nutricionista esportiva Rayanne Marques, de Brasília, destacou que, de forma geral, a recomendação é consumir entre 2 e 4 porções de frutas por dia. Segundo ela, uma goiaba média, com peso entre 100 e 150 gramas, pode ser considerada uma porção.

“Se o objetivo for emagrecimento, a dieta deve ser personalizada, mas uma fruta média é uma excelente escolha, pois promove saciedade e tem poucas calorias”, disse em entrevista recente ao Metrópoles.

Rayanne ainda ressalta a importância de variar os alimentos para garantir uma ingestão completa de nutrientes.

Confira seis benefícios do consumo da goiaba para a saúde:

1 – Diversidade de formas de consumo

A goiaba é uma fruta extremamente versátil. Além de ser consumida crua, pode ser transformada em sucos, smoothies, geleias ou até sorvetes naturais, como o sorbet, que é feito apenas com a fruta, sem adição de leite.

2 – Variedade de nutrientes

A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, fibras, antioxidantes e potássio, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

3 – Saúde da pele

O consumo diário de goiaba pode beneficiar a saúde da pele devido ao alto conteúdo de vitamina C e antioxidantes.

“Esses nutrientes promovem a produção de colágeno, protegem contra os danos causados pelos radicais livres, mantêm a pele hidratada e contribuem para uma aparência jovem e saudável”, explicou Rayanne.

4 – Controle do açúcar

Devido ao seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, a goiaba ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, retardando a absorção de açúcar e melhorando a sensibilidade à insulina.

5 – Redução do colesterol

A goiaba é rica em fibras solúveis, como a pectina, que auxiliam no controle do colesterol ao favorecer a eliminação de gordura pelas fezes.

6 – Controle da pressão arterial

Por ser rica em potássio, a goiaba contribui para o controle da pressão arterial, ajudando a prevenir a hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorReunião da Conmebol sobre racismo terá representantes do Governo Brasileiro
Próximo artigoManaus recebeu estreia de documentário sobre ancestralidade e arte circense no Casarão de Ideias