Divulgação/Coca-Cola

A Coca-Cola, gigante multinacional norte-americana da indústria de bebidas e uma das marcas mais conhecidas no mundo, anunciou, nessa quarta-feira (10/12), que estará sob comando de um empresário brasileiro a partir do ano que vem.

O novo CEO global da Coca-Cola será Henrique Braun, de 57 anos, que assumirá o posto em 31 de março de 2026. Ele sucederá o britânico radicado nos EUA James Quincey, de 60 anos.

Quem é o brasileiro que comandará a Coca-Cola

Segundo informações da própria Coca-Cola, Henrique Braun é cidadão norte-americano – ele nasceu no estado da Califórnia e foi criado no Brasil.

O executivo ingressou na companhia em 1996, em Atlanta (EUA), como “trainee”, e trabalhou durante anos em unidades da empresa em diversas regiões, como América do Norte, América Latina, Europa e Ásia.

No Brasil, Henrique Braun ocupou os cargos de vice-presidente de técnica e logística e vice-presidente de operações da Coca-Cola.

Ele é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em Engenharia Industrial pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University, nos EUA.

Braun atuou, ainda, como presidente de desenvolvimento internacional da Coca-Cola antes de assumir a Diretoria Global de Operações, em janeiro deste ano. Nesta função, passou a supervisionar todas as unidades operacionais da companhia.

O futuro CEO global da Coca-Cola chegou à presidência da empresa no Brasil em 2016.

“Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, afirmou Braun em comunicado.

Atual CEO vai liderar a transição

De acordo com a Coca-Cola, o atual CEO, James Quincey, que ocupa o cargo há nove anos, vai liderar o processo de transição na presidência executiva. Hoje, ele também é o presidente do Conselho de Administração da companhia.

Quincey assumiu o cargo de CEO em maio de 2017 e conseguiu reverter uma forte queda nas vendas da empresa. Sob sua gestão, as ações da Coca-Cola avançaram mais de 60%.

Coca-Cola

Fundada em 1892, a companhia é mundialmente conhecida pela fabricação do refrigerante Coca-Cola. Atualmente, a empresa conta com um portfólio de cerca de 500 marcas (como Fanta, Sprite, Powerade, Del Valle e Monster) em mais de 200 países.

Artigo anteriorSem competições europeias, United registra prejuízo de R$ 48 milhões
Próximo artigoCoral 50+ emociona residentes da Fundação Dr. Thomas com clássicos natalinos