Divulgação / Semsa

Avançando nas ações e estratégias com foco na saúde da mulher e no planejamento reprodutivo, a Prefeitura de Manaus registrou aumento de 37,08% no número de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) inseridos nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No balanço de 2024, foram realizados 1.172 procedimentos de implantação do método contraceptivo entre usuárias da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), superando o total de 855 em todo o ano anterior.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, ressalta que a ampliação da oferta do DIU foi definida como prioridade da atual gestão municipal, que elevou de quatro para 23 o número de unidades de referência do serviço na rede de APS do município, distribuídas em todas as zonas distritais de saúde, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural. O procedimento é ofertado ainda na maternidade municipal Dr. Moura Tapajóz (MMT), que realizou 828 inserções no ano passado.

“Estamos atuando para qualificar médicos de outras 12 unidades, que irão ofertar o DIU a partir deste ano. Com isso, queremos que mais mulheres possam ter uma gravidez sadia e planejada, e contribuir para uma menor mortalidade de mães, fetos e recém-nascidos”, ressalta a secretária em exercício.

Para a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, o número positivo no balanço de 2024 reflete o trabalho constante das referências técnicas de saúde da mulher da Semsa junto às equipes multidisciplinares das unidades, visando a qualificação dos registros de inserções e o aprimoramento da orientação ofertada às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o método contraceptivo.

“As referências técnicas centrais e distritais da Semsa fazem visitas regulares para orientar as equipes, de modo que todos, desde a recepção, saibam orientar as usuárias sobre a inserção do DIU, assim fortalecendo oportunidades para ofertar e efetivar a inserção de DIU”, relata a gestora.

Método

O DIU é um método contraceptivo de longa duração, disponível nas Unidades Básicas de Saúde como parte do programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo da Semsa, que inclui também anticoncepcionais injetáveis e em pílulas, e preservativos femininos e masculinos.

Conforme Lúcia, o DIU de cobre, ofertado gratuitamente por meio do SUS, é bem tolerado e, após inserido, pode permanecer em uso por até 10 anos. “O método tem eficácia superior a 99% e não interfere na lactação, pois não tem hormônios. E, caso decida ter filhos, a mulher só precisa fazer a retirada para retomar a fertilidade”.

Os benefícios em relação a outros métodos fazem do DIU a opção mais indicada para usuárias com necessidades ou condições específicas. É o caso de mulheres com contraindicação de uso do estrogênio, que nunca engravidaram, que amamentam ou que estão na menopausa, em especial tabagistas, diabéticas, hipertensas e obesas, diante do maior risco cardiovascular associado a outros métodos anticoncepcionais.

“A mulher que queira usar o DIU só precisa buscar uma das unidades de referência, portando o Cartão Nacional de Saúde ou CPF, e lá será agendada uma consulta para dar início ao processo de inserção”, explica Lúcia.

O dispositivo, acrescenta a gestora, pode ser utilizado também por mulheres jovens e adolescentes a partir de 14 anos. “Nesse caso, é necessária a presença de um responsável”, orienta.

Unidades de referência da Semsa Manaus para inserção do DIU

Zona Norte

Unidade de Saúde da Família (USF) Armando Mendes – rua Aragarças, 786, conjunto Manoa – Cidade Nova

USF N-51 – rua Tucano, quadra 11, lote 07, comunidade Parque das Garças – Novo Aleixo

USF Fátima Andrade – rua 52, conjunto Amazonino Mendes – Mutirão

USF Arthur Virgílio Filho – Tv. 10, 3.015 – Amazonino Mendes

USF Áugias Gadelha (em reforma) – rua A, s/n, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova

Clínica da Família Carmen Nicolau – rua Santa Tereza D’Ávila, s/n – Lago Azul

Zona Leste

USF José Avelino Pereira – rua Cravinho, s/n – Jorge Teixeira

USF José Amazonas Palhano – rua Antônio Matias, s/n – São José I

USF Dr. Waldir Bugalho de Medeiros – rua 7 de Setembro, 871 – Jorge Teixeira

Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle – Av. Brigadeiro Hilário Gurjão, s/n – Jorge Teixeira

USF Enf. Ivone Lima dos Santos – rua Luiz Contente, s/n – Coroado

Zona Sul

USF José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n – Flores

USF Theodomiro Garrido (em reforma) – rua São José, s/n – Colônia Oliveira Machado

USF Megumo Kado – rua Amâncio de Miranda, s/n – Educandos

USF Theomário Pinto da Costa – rua Pedro Dias Leme, s/n – Parque 10 de Novembro

Equipe Consultório na Rua – Vinculada à USF São Francisco e à USF Rosa Pereira de Almeida

Zona Oeste

USF Ajuricaba – Av. Leste, s/n – Alvorada

USF O-23 – rua das Flores, 10 – Compensa

USF Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/n – Glória

USF Bairro da Paz – rua Esperança, 51 – Bairro da Paz

Ambulatório da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT) – Av. Brasil, 1.335 – Compensa

Zona Rural

USF Rural Pau Rosa – Ramal do Pau-Rosa, s/n, entrada do Km 21, Assentamento Tarumã-Mirim

USF Rural São Pedro – Av. Torquato Tapajós, 4.048 – Novo Israel

USF Rural Nossa Senhora de Fátima – Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Rio Negro

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus realiza matrícula de alunos novos e transferência de pessoas com deficiência nesta quinta-feira, 9/1
Próximo artigoPioneirismo em bioimagem: Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem microscópica em concurso internacional