O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai instalar um Atendimento Médico de Urgência no Fórum Mário Verçosa, no bairro de Aparecida. O projeto é da presidente Graça Figueiredo e deverá ser implantado até setembro. De acordo com a Diretora da Divisão de Serviços Médicos, Adriana Vilhena Freitas Romano, o serviço tem por objetivo acolher pacientes que passam mal dentro dos fóruns, fato comum devido ao nervosismo e estresse por que passam durante as audiências.

Ao todo, o Tribunal conta com oito médicos no seu quadro de funcionários. No Fórum Mário Verçosa funcionará no sistema de rodízio, mas o departamento ainda está decidindo a escala. Além disso, terá um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Em reunião com a presidente do TJAM, a doutora Adriana irá solicitar um estagiário de enfermagem. Todos ficarão a disposição de 8h às 14h.

— Os casos mais comuns que geralmente são atendidos na urgência são de pressão alta e algum tipo de desconforto devido as audiências. A desembargadora–presidente foi clara: o que ela quer é um acolhimento do paciente e a humanização do espaço por onde circulam as pessoas que transitam no fórum em busca de justiça – , explica a doutora Adriana.

Posteriormente, a presidente Graça Figueiredo pretende ampliar o atendimento de saúde para todos os fóruns da capital, quatro no total – Henoch Reis (São Francisco), Azarias Menescal de Vasconcelos (Jorge Teixeira), Lúcio Fontes de Rezende (Cidade Nova) e Mário Verçosa (Aparecida).

Nesta terça-feira, 19, a doutora Adriana visitará o fórum para discutir com a juíza Irlena Benchimol – diretora do fórum –, a questão do espaço onde funcionará a urgência. Ela também vai definir com os profissionais da divisão de saúde um novo reversamento para que eles possam passar mais tempo no fórum.

Atualmente o Tribunal possuí dois locais de atendimento, sendo um no 1º andar do Edifício Arnoldo Péres (sede do TJAM), onde é oferecido atendimento médico, de enfermagem, e Junta Médica, e outro no 5º andar, setor 4, do Fórum Ministro Henoch Reis, oferecendo atendimento médico, incluindo a especialidade de Ginecologia, serviços de enfermagem, atendimento psicológico, coletas de DNA e atendimento odontológico.

O quadro atual de servidores do departamento inclui oito médicos, sete cirurgiões dentistas, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, dois ASB (Auxiliar em Saúde Bucal), três estagiários de enfermagem, dois estagiários de odontologia, um psicóloga, um assistente de diretor (administrativo), um recepcionista e um auxiliar em serviços gerais.

— Nosso público-alvo são os servidores, serventuários e magistrados (ativos e inativos), assim como seus dependentes. Também atendemos os funcionários da assistência militar, funcionários da manutenção (terceirizada) e os estagiários do Tribunal de Justiça. Nesses casos somente o titular – informa a diretora Adriana, explicando que, em casos de urgências, a divisão de saúde presta assistência aos usuários da comunidade, que circulam pelos dois prédios, assim como aos detentos que aguardam audiência (Fórum Henoch Reis).

Artigo anterior“Tenho que participar da campanha por dois”, diz viúva de Eduardo Campos
Próximo artigoEvangelismo-escola treina centenas de pastores em Manaus