A sonoridade única e envolvente do violão amazônico reverbera no Teatro Amazonas com o show “Por entre as árvores”, que o violonista e compositor paraense Sebastião Tapajós apresenta com seu quinteto nesta terça-feira, dia 5, às 20h. Com mais de 50 anos de carreira e reconhecimento internacional, o músico se apresenta em Manaus dentro da programação do 7º Festival Música na Estrada. O espetáculo tem entrada gratuita.


Autor de “Rei Solano”, sucesso da trilha sonora da novela global “A força do querer” , violonista e compositor paraense é uma das atrações do Festival Música na Estrada em Manaus


O Festival Música na Estrada é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com correalização da Kommitment Produções Artísticas e da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC). O Festival é apresentado pela Caixa Seguradora, conta com patrocínio máster do BNDES e patrocínio da instituição de ensino superior Estácio.

Em “Por entre as árvores”, Sebastião Tapajós apresenta um repertório autoral que inclui, entre outras, “Rei Solano”, composição que virou sucesso na trilha da novela “A força do querer”, da Globo. “É de um disco chamado ‘Aos da guitarrada’, que produzi há uns três anos em homenagem aos mestres do gênero”, aponta o músico, que homenageia na música o conterrâneo paraense Mestre Solano.

O repertório da apresentação traz ainda composições como “Tributo à Edna Savaget”, “Anacã”, “Arariá” e “Amigos do Recife”, além da canção-título do show. “São principalmente músicas que fiz nos últimos tempos. Algumas nem foram gravadas ainda”, adianta o músico.

Trajetória – Nascido em Alenquer (PA), Sebastião Tapajós Pena Marcião começou a estudar violão ainda na infância. Em 1964, foi estudar Europa, formando-se no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Tocou ao lado de inúmeros nomes conhecidos da MPB, como Hermeto Pascoal, Zimbo Trio, Paulo Moura, Sivuca, Joel do Bandolim, e internacionais como Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D’Rivera.

O músico tem entre seus intérpretes nomes de peso da música brasileira, entre eles Emílio Santiago, Jane Duboc, Maria Creuza, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Ana Lengruber e Cristina Caetano. Vivendo hoje em Santarém (PA), tem uma sólida carreira internacional, com lançamento de discos e turnês regulares por diversos países, em especial da Europa.

Mais música – Outra atração da seara sonora do Música na Estrada é o Spok Quinteto, que apresenta no Teatro Amazonas na quarta-feira, dia 6. Versão redux da festejada SpokFrevo Orquestra, do Recife, o conjunto embala a plateia do Teatro Amazonas com o show “Sotaque Pernambucano”, reunindo hits do Carnaval do Recife, como “Último dia” e “Três da tarde”, e composições autorais da SpokFrevo, entre elas “Moraes é frevo” e “Capibarizando”.

Fora do palco, os instrumentistas do Spok Quinteto, Renato Bandeira e Adelson Silva, compartilham sua experiência musical nas respectivas oficinas de Guitarra e de Bateria, nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 17, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro). As formações são promovidas pelo Música na Estrada, com inscrição por meio do site do Festival (http://musicanaestrada.art.br).

Artigo anteriorIII Encontro de Polo da União de Vereadores do Estado do Amazonas – Uveam
Próximo artigoMonica Benini, esposa de Júnior Lima, relata dificuldades na amamentação