Andrea Ferreira

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Cultura, instituiu as comissões para seleção dos projetos culturais inscritos nos editais de fomento e premiação por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A primeira comissão instituída foi composta por pareceristas credenciados através do Edital de Credenciamento Nº 001/2024 – SEMCULT/PMP, para avaliação dos projetos inscritos no Edital Nº 001/2024 de Fomento à Execução de Ações Culturais (PNAB), dos segmentos de Literatura, Música, Artes Visuais, Artesanato, Artes Cênicas e Audiovisual. A convocação foi publicada no dia 07 de janeiro, no Diário Oficial dos Municípios.

Para a análise de projetos submetidos ao Edital Nº 002/2024 para premiação de Mestres, Mestras e Fazedores de Cultura Populares e Tradicionais (PNAB), a seleção dos avaliadores ocorreu por meio do banco de dados da Secretaria Municipal de Cultura, tendo como base a competência curricular e área de atuação profissional. A nomeação foi por meio do Decreto Nº 040/2025 – PGMP, publicado nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial dos Municípios.

A terceira comissão que irá avaliar os projetos inscritos do Edital Nº 003/2024 para premiação de Pontos e Pontões de Cultura nos termos das políticas nacionais PNAB/PNCV, só poderá ser divulgada após avaliação dos projetos culturais, em cumprimento a minuta padronizada do Ministério Nacional de Cultura (MINC).

Conforme a Lei Cultura Viva, os Pontos de Cultura podem ter ou não constituição jurídica, sendo uma entidade cultural sem fins lucrativos ou um coletivo cultural que desenvolva e realize suas ações culturais em uma determinada comunidade. Já os Pontões de Cultura são entidades com constituição jurídica sem fins lucrativos que articulam outros Pontos de Cultura ou iniciativas culturais.

Artigo anteriorFiscalização noturna identifica 40 luminárias apagadas nas zonas Norte e Leste de Manaus
Próximo artigoLei de Wilker Barreto reforça combate ao trabalho escravo e infantil no Amazonas