A Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Presidência da República, vai avaliar a implementação e ampliação de projetos sociais e esportivos voltados aos adolescentes e jovens do Amazonas, entre eles o “Programa ID Jovem”. A demanda foi levada a Brasília pelo deputado federal Gedeão Amorim (MDB) nesta semana, durante reunião com o secretário nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, e o presidente da Juventude do MDB, no Amazonas, Thiago Coelho.

“Precisamos de recursos para disseminar esses programas para os jovens do nosso Estado. O ID Jovem é fantástico, além de oferecer meia entrada em diversos eventos, ele permite inclusive desconto ou até mesmo gratuidade em viagens interestaduais e, no Amazonas, a locomoção diária de jovens do interior para a capital é muito comum”, destaca Gedeão.

Para Thiago, as lutas pelas melhorias da juventude devem ser permanentes e precisa estar sempre avançando no Estado, pois, o Amazonas se encontra com alto índice no mapa de vulnerabilidade juvenil.  “O deputado traz para Brasília uma série pautas a favor da juventude e vamos está trabalhando alinhados nisso. Nossa expectativa é melhorar o investimento e buscar mais parcerias para a implantação de outros projetos em Manaus e no interior do Amazonas”, afirma.

ID Jovem

O ID Jovem é um documento que garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos em viagens interestaduais aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e idade entre 15 e 29 anos. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Segundo o mobilizador Estadual do programa ID Jovem no Amazonas, Fernando Moreira Neto, já são mais de 400 mil jovens cadastrados no programa no Estado e o objetivo é selar uma parceria com o Governo no Estado para propagar ainda mais o benefício.

“Nossa expectativa é que possamos fazer uma parceria com o Governo do Amazonas e assim, a gente consiga disseminar o ID Jovem em todo o Estado, sem dificuldade de logística, que hoje, é nosso maior empecilho”, afirma Fernando.

Fernando também destaca que os jovens que possuem o documento “ID Jovem” tem isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como aderir

Emitir sua ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas:

Pela Internet

Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Aplicativo

Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Artigo anteriorJustiça concede liminar que proíbe reajuste da tarifa de ônibus em Manaus
Próximo artigoUEA divulga Edital e Convocação de Matrícula da 3ª chamada do Vestibular e SIS