Fotos - Matheus Perdiz / Semed

Durante quatro dias, os servidores que atuam nas secretarias das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participam do encontro “Legislação Educacional para Secretários Educacionais:  a Importância da Legislação Educacional na Prática da Secretaria Escolar”, o “Lesc 2023”. O primeiro dia do evento foi nesta terça-feira, 11/7, no auditório da pasta, na avenida Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A ação finaliza nesta sexta-feira, 14.

O “Lesc” é promovido pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) e Gerência de Documentação e Auditoria Escolar (Gdae), e tem o objetivo de oferecer aos secretários e administrativos da Semed um momento de interação, atualização da legislação educacional e de um realinhamento das informações aos profissionais responsáveis pelo funcionamento da secretaria escolar.

O chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, participou do encontro e falou da importância desta função para a comunidade. “Os secretários escolares são o coração da escola. Eles que tratam diretamente com o público. É o secretário que recebe aquele pai, que às vezes pode não estar em um bom dia. Então, o encontro de hoje é para explicar as mudanças na legislação e como atender o público que vai até a escola”, afirmou Luiz. 

Esses servidores são responsáveis por resguardar e legitimar toda documentação referente à vida escolar dos estudantes da rede municipal de Educação. Durante as atividades, vão ser apresentados documentos oficiais e norteadores emitidos pela Gdae. 

“Nós vamos apresentar as alterações que ocorreram nas resoluções da educação de jovens, adultos e crianças e na documentação dos estudantes vindos de outras cidades e até os estrangeiros”, explicou o gerente da Gdae, Orleanzio Lima.

O encontro reúne, nesses quatro dias, 1.154 profissionais entre secretários escolares e administrativos. Nesta terça, participaram os secretários que atuam nas escolas das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Sul e Rural. Na quarta-feira, 12, é a vez da DDZ Norte e Centro-Sul. Na quinta-feira, 13, Leste 1 e 2 e no último dia, DDZ Oeste.

Joyce Damasceno é secretária na creche municipal Magdalena Arce Daou, no bairro Santa Luzia, zona Sul. Para ela, é muito importante esse tipo de evento promovido pela Semed. “É muito importante ter um momento para discutir a legislação escolar, porque com isso viabiliza uma melhor solução para resolver situações complicadas que podem ocorrer na escola. Então, esse encontro sobre a legislação vai fundamentar nossas dúvidas, que são extremamente pertinentes, porque quando se trata de leis, muitas vezes as pessoas não entendem”, declarou a secretária.

Artigo anteriorSão Gabriel da Cachoeira recebe1° Projeto de Turismo de Experiências Gastronômicas no AM
Próximo artigoReforma Tributária é uma conquista do país, avalia presidente Lula