A Policia Militar interceptou na noite na manhã deste domingo (23), empurrador que transportava duas balsas carregadas com mais de 3 mil metros cúbicos de madeira em tora. A ação é resultado da Operação Sentinela Verde, que visa monitorar e combater o desmatamento ilegal e crimes ambientais na região de fronteira entre o Amazonas e o Pará.

A equipe da Sedema foi acionada para verificar a documentação e conferir a legalidade da carga, que constatou que madeira possui origem em um plano de manejo florestal localizado na região do Mamuru, já em território paraense, com autorizações emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas/PA).

De acordo com a prefeitura, a ação ocorreu no Paraná do Ramos, próximo a comunidade de Vila Amazônia, e integrou a Operação Sentinela Verde, conduzida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com apoio da Polícia Civil.

Após a análise completa da documentação, a medição da carga e o diálogo com os proprietários, o empurrador e as duas balsas foram liberados para seguir viagem.

O secretário destacou que o trabalho da Sedema, nesses casos, consiste em verificar se o transporte está de acordo com as normas ambientais e com as informações declaradas.

“É um manejo pertencente ao Estado do Pará, e cabe à Semas emitir todas as autorizações. Nosso papel é garantir que o que está sendo transportado corresponde ao que está documentado”, afirmou.

Artigo anteriorReal Madrid anuncia início de processo para vender parte do clube
Próximo artigoPix reforça mecanismo de devolução para vítimas de fraudes. Entenda