A comunidade do Tancredo Neves e demais bairros adjacentes da zona leste serão beneficiados com a oferta de cursos de qualificação profissional para residentes da área. Os cursos serão realizados por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).  O secretário-executivo adjunto de Educação da capital, professor Bibiano Filho, e a diretora-presidente do Cetam, professora Joésia Pacheco, estiveram reunidos com moradores da área para apresentar propostas de cursos e ouvir sugestões da comunidade.

As aulas acontecerão na Escola Estadual Rofram Belchior, nos turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições serão dias 17 e 18 de julho, das 9h às 16h, nas dependências da unidade de ensino. Serão ofertados 35 cursos, com 1.150 vagas no total. As aulas começarão em agosto, em data ainda a ser confirmada.

A escola Rofram Belchior começou a ser construída em 2011 e vai ser entregue à comunidade neste ano, por determinação do governador Wilson Lima e do secretário de Estado da Educação, Luiz Castro. Ela será organizada pela Seduc-AM para atender o Ensino Médio a partir de 2020. Até o final deste ano, as 12 salas de aula existentes no local serão ocupadas por turmas de alunos dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Cetam.

Para se inscrever nos cursos é preciso que o candidato leve cópias de documentos como CPF, Carteira de Identidade, comprovantes de residência e escolaridade. No ato da inscrição é necessário observar alguns critérios exigidos. Para alguns cursos, o candidato precisa estar cursando o Ensino Médio. Já para outros, basta ter o Ensino Fundamental. É importante frisar que cada pessoa só poderá se inscrever em um único curso, para que um maior número de pessoas tenha a oportunidade de se qualificar.

Qualificação – A cozinheira Suely Moreira da Silva, 37, moradora do bairro, não escondia a felicidade com a notícia. Ela disse que irá se inscrever em algum curso de artesanato. Quer aprender para vender e aumentar sua renda. “Trabalho em restaurante das 4h às 14h. Então vou tentar estudar à noite. Fiquei feliz por saber que lembraram da gente e por ser de graça”, informou.

Daniel Costa, 29, trabalha com manutenção predial e avisou que sua esposa, a dona de casa Roberlani dos Santos, 32, fará sua inscrição. “Trabalho pela manha e à tarde, mas não deixarei de estudar. Quero fazer um curso na minha área”, disse. Já Roberlani, mãe de três filhos, também já adiantou que gostaria de aprender algum tipo de artesanato.

O microempresário Eraldo Vasconcelos, representante da comunidade e presidente do Conselho de Saúde do Tancredo Neves, estava presente na reunião. Ele ressaltou a satisfação de saber que jovens do bairro terão uma ocupação até o final do ano, período em que as dependências da escola serão ocupadas pelos cursos do Cetam.

Artigo anteriorPequenos negócios têm até segunda para retornar ao Simples Nacional
Próximo artigoCisto renal pode evoluir para câncer?