A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, vai revitalizar seis escolas da rede pública estadual no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). Os trabalhos, anunciados pelo governador  Wilson Lima na última terça-feira (18/02), estão orçados em R$ 1,2 milhão.

As unidades que receberão os serviços são: Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Assunção, EE São Miguel, EE Sagrado Coração de Jesus e EE Tenente Antônio João, na zona rural;  EE Indígena Irmã Inês Penha e EE São Gabriel, na sede do município. Serão beneficiados cerca de 1.064 alunos.

Gestora da escola Irmã Inês Penha, Edineia Pimenta contou que a unidade vem recebendo, desde o fim do ano passado, serviços de revitalização, como pintura externa e interna, que agora serão complementados. Outras demandas já atendidas foram a construção de um poço artesiano e a chamada de novos professores.

“A nossa grande necessidade era o poço artesiano, e graças a Deus hoje nós temos, compartilhado com a delegacia. Isso foi muito bom, porque no município falta muita água, e muitas vezes parávamos a aula por falta de água, mas hoje em dia não. Nós recebemos também professores do concurso, o que supriu a nossa necessidade, principalmente de Educação Física, que era a área em que faltavam mais profissionais”, disse a gestora.

A escola Irmã Inês Penha funciona nos três turnos e atende alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Tecnológico, por meio do Cetam. Para a gestora, a atenção dada pelo governo estadual às escolas de São Gabriel da Cachoeira é importante para uma educação de qualidade.

“Agora vamos trabalhar para que a escola se mantenha pintada, porque, como eu digo, aqui é a casa deles, é minha, é nossa casa, e temos que conservar. Para nossa alegria, tem muitos pais que vieram (da rede de ensino) do município para o Estado, e quando chegaram aqui viram a escola linda e maravilhosa, e gostaram muito. Isso é bom porque dá autoestima também ao aluno”, afirmou Edineia.

Revitalizações – As revitalizações fazem parte do extenso calendário do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Secretaria de Educação, e incluem pintura geral, recuperação da estrutura e das áreas elétrica e hidráulica.

Esse é o segundo município para o qual o governador anuncia melhorias para a área de educação. No último sábado (15/02), Wilson Lima esteve em Careiro Castanho, onde anunciou o investimento de R$ 1 milhão para todas as quatro unidades de ensino da rede estadual, que atendem cerca de 3 mil estudantes. 

Artigo anteriorSepror realiza curso de Piscicultura em Manacapuru para melhoria da qualidade do pescado de cativeiro
Próximo artigoRedução do preço da gasolina requer diálogo entre governantes, diz Serafim Corrêa