Após a implementação de um cenário caótico nas UTIs do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM) e Hospital Infantil Dr. Fajardo com a entrada da Empresa Manaós que não comprovou capacitação técnica para trabalhar nas UTIs, mas que mesmo assim foi contratada pela SUSAM respaldada em uma decisão liminar contra a qual estranhamente a secretaria de saúde não recorreu, uma outra empresa se prepara para assumir o contrato.

Trata-se da empresa SEFON que está selecionando enfermeiros intensivistas através da plataforma OLX.

A questão é que os profissionais que trabalham em UTIs são de elevadíssima capacitação técnica e possuem remuneração compatível com essa capacitação e tanto Manaós, quanto SEFON remuneram esses profissionais com valores infinitamente inferiores que a média do mercado e desta forma contratam profissionais sem os treinamentos e a experiência necessária para que trabalhem em UTIs.

O vereador Marcelo Serafim (PSB) vem alertando para os problemas em relação as UTIs, mas, segundo ele, a SUSAM não vem tomando a cautela necessária.

“Essa semana a secretaria executiva emitiu um documento informando a total incapacidade técnica da Manaós para cumprir o contrato, mas isso eu já vinha falando a pelo menos seis meses e mesmo assim eles contrataram a empresa sem capacitação técnica para atender as crianças do Icam e do Fajardo. Só agora ela descobriu que a empresa é incompetente e incapaz para cuidar das nossas UTIs”, declarou o parlamentar.

Marcelo, continua sua crítica a Susam: “Afirmo que a Secretaria Dayana e o Secretário Tobias sabiam disso antes de assinarem esse contrato e devem ser responsabilizados por colocarem em risco as vidas de nossas crianças. A irresponsabilidade de ambos superam todos os limites e são respaldadas pelo governador Wilson Lima que ao não demiti-los assume conjuntamente a responsabilidade pelos fatos” afirmou.

Artigo anteriorDormir 8 horas ou mais diminui o risco de lesões durante esforço físico
Próximo artigoBatalha de confetes marca encerramento de Carnaval infantil no parque da Criança