Fotos: Divulgação/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) abriu as inscrições para participar da 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia – I Comigrar/AM, em Manaus. Realizada no dia 4 de março, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do (EST/UEA), o registro está disponível nos idiomas português, inglês, espanhol e creole no endereço eletrônico: https://encurtador.com.br/yLXY5

Por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) da Sejusc, o evento estimula a apresentação de propostas e a apresentação de eixos de candidaturas para representar o Estado na Conferência Nacional. A ação ocorre de forma híbrida, sendo transmitida pelas redes sociais da UEA para os demais participantes de todo o estado.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), também será disponibilizado transporte gratuito para os participantes, com dois ônibus realizando a rota de passagem pela sede da Semasc e por todas as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital. Os inscritos poderão solicitar a vaga no veículo por meio do formulário.

O objetivo do evento é incentivar a participação ativa da população na formulação e defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida, retomando o debate e a mobilização em torno do aprimoramento das políticas públicas estaduais destinadas a este público. Além disso, reforçar a atuação do Estado e organizações da sociedade civil que atuam na promoção dos direitos humanos.

Comigrar

A Conferência é incentivada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em preparação para a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Foz do Iguaçu. Para coletar propostas e escolher os representantes que irão participar da Etapa Nacional, estão em curso as Etapas Preparatórias, que incluem Conferências Livres Locais; Estaduais e Livres Nacionais.

O Comigrar tem o intuito de reafirmar o compromisso do Estado brasileiro com a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida no Brasil. No Amazonas, o evento é coordenado pela Sejusc e as agências da Organização das Nações Unidas (ONU): a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Agência da ONU para as Migrações (OIM) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Artigo anteriorPutin diz que intervenção ocidental na Ucrânia pode provocar um conflito nuclear
Próximo artigoFeira de Produtos Regionais da ADS retorna com edição especial na sede da Suhab, em Manaus