Cabo Verde antes do confronto contra Camarões (Foto: Reprodução)

O continente africano está perto de ganhar um participante inédito na Copa do Mundo. Trata-se da seleção de Cabo Verde, que nesta terça-feira (9) venceu Camarões por 1 a 0 e deu mais um passo para garantir uma vaga no Mundial.

No confronto, apesar da liderança e da sequência invicta, Cabo Verde não era favorito, já que enfrentava Camarões, seleção de grande tradição na África. Entretanto, os Tubarões Azuis fizeram valer a boa fase e venceram por 1 a 0, com gol de Dailon Livramento, atacante do Casa Pia, de Portugal. O êxtase pela vitória foi tanto que os torcedores invadiram o gramado para festejar o grande passo rumo a uma inédita participação na Copa do Mundo.

Com o resultado, Cabo Verde precisa apenas de uma vitória na próxima Data Fifa para firmar sua participação no Mundial. O time enfrentará a Líbia, terceira colocada do Grupo D, e Eswatini, lanterna da tabela e que ainda não venceu. Caso consiga garantir a vaga, o país localizado em um arquipélago a 455 km da costa da África Ocidental será o segundo menor, em população, a disputar a competição. O país tem cerca de 594 mil habitantes, ficando atrás apenas da Islândia, que participou da Copa em 2022 com cerca de 405 mil habitantes.

Cabo Verde pode se tornar a outras 19 seleções já confirmadas na Copa do Mundo

A quatro pontos de diferença para Camarões e restando duas rodadas para o fim das Eliminatórias Africanas, uma vitória coloca Cabo Verde muito perto do Mundial de Seleções. Caso vença Líbia ou Eswatini, os Tubarões Azuis se juntarão a África do Sul, Marrocos e Tunísia, seleções africanas já garantidas na Copa do Mundo.

Até esta quarta-feira (10), 19 seleções já estão confirmadas na Copa do Mundo. Além dos três anfitriões – Canadá, Estados Unidos e México –, Japão, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai também já estão classificados, além das três nações africanas. As informações são de Lance!

Artigo anteriorCrianças ficam presas em buraco na areia da praia nos EUA.
Próximo artigoMinistro Fux vota por incompetência do STF em julgar Bolsonaro e outros réus da trama golpista