Divulgação / Semsa

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Manaus estão participando, nesta terça e quarta-feira (18 e 19/11), de um treinamento intensivo para formação e atualização de brigada de emergência. O curso acontece na sede da secretaria, localizada na zona Centro-Sul da capital.

Ao todo, 94 servidores, tanto da sede quanto de outras oito unidades administrativas e de saúde da Semsa, estão divididos em duas turmas para a formação. A iniciativa é promovida pela diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, por meio da divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Cbmam).

A engenheira de Segurança do Trabalho da Semsa, Michelle Oliveira, explicou que o treinamento possui carga horária de oito horas, com atividades teóricas e práticas focadas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e na prevenção e combate a incêndios, seguindo as normativas técnicas do Cbmam. O objetivo é qualificar os brigadistas para suporte primário em situações de emergência e aproximá-los da divisão de Qualidade de Vida no Trabalho para relatarem sobre condições laborais e eventuais sinistros.

Michelle Oliveira complementou que o treinamento é um requisito para a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento essencial para o funcionamento legal de estabelecimentos públicos e privados, que atesta o cumprimento das condições de segurança contra incêndio e pânico.

Importância da Brigada na Segurança

O sargento BM Antônio Cilionei, um dos instrutores, enfatizou a importância da formação da brigada de emergência para garantir a segurança de trabalhadores, usuários e do público em geral nas unidades da Semsa, em casos de acidentes, incêndios e outras situações de risco.

“Em emergências médicas, como uma parada cardiorrespiratória ou sangramento, o brigadista está qualificado para prestar atendimento inicial até a chegada dos bombeiros ou do Samu. E, em um princípio de incêndio, para conduzir uma evacuação e combater o foco inicial”, assinalou o sargento.

As atividades práticas do curso incluem primeiros socorros para casos de ferimentos, engasgos e paradas cardiorrespiratórias, utilizando bonecos e itens confeccionados especialmente para o treinamento. Já as práticas de combate a incêndios abrangem o manejo de bombas e mangueiras, além de simulações de evacuação.

Felipe Cardoso Alano, motorista do Distrito de Saúde (Disa) Sul e um dos participantes, destacou a relevância do curso para o seu dia a dia. “Tentamos sempre ajudar no que é possível, e com o curso podemos fazer isso de forma mais efetiva. Esse é um conhecimento enriquecedor e necessário para atuarmos em qualquer situação de emergência, seja no local de trabalho ou no dia a dia”, declarou.

Metas da Semsa para Brigadas

Esta é a quarta edição do treinamento de formação e atualização de brigadas de incêndio promovido pela Semsa desde o ano passado, que já capacitou 287 brigadistas de 24 unidades. Nesta edição, participam servidores da sede da Semsa, da diretoria de Logística e do Disa Sul, além de diversas unidades de saúde como a Policlínica José Antônio da Silva e as USFs Anna Barreto, Benedito Almeida, Severiano Nunes, Carlson Gracie e Fábio do Couto Valle.

A Semsa tem como meta formar brigadistas em, no mínimo, 46 estabelecimentos com área a partir de 750 metros quadrados até o ano de 2029. Para atuar como brigadista, o servidor deve ter mais de 18 anos, boa condição física e de saúde, e ser estatutário da secretaria, preferencialmente com carga horária integral.

Artigo anteriorCongresso dos EUA aprova divulgação de arquivos do caso Epstein; Trump sancionará projeto
Próximo artigoProcon Manaus e Semed promovem “Dia D” de educação financeira e direitos do consumidor nas escolas