Divulgação / Semsa

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 5 de março, uma mesa-redonda com o tema “Educação e Direitos sobre Violência contra a Mulher”. O evento, sediado no auditório Dr. Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa, teve como objetivo principal a reflexão e a capacitação sobre o tema.

O encontro contou com a participação de representantes de instituições chave no combate à violência de gênero, incluindo a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, a Defensoria Pública do Estado, o Instituto Grupo Mulheres do Brasil e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Aldeniza Araújo, assessora da subsecretaria de Gestão da Saúde (Subgs), representando a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a programação foi idealizada para orientar servidores e servidoras sobre os órgãos de combate à violência, aspectos legais, canais de denúncia, serviços de acolhimento, garantias de direitos, suporte jurídico e o empoderamento feminino. “A violência contra a mulher é um problema também de saúde pública, já que causa danos à saúde física e emocional. A Semsa tem trabalhado para fortalecer as políticas públicas”, afirmou Aldeniza.

Durante a mesa-redonda, a defensora pública Caroline Braz, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Amazonas, apresentou dados alarmantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicando que 1.568 mulheres foram assassinadas por razões de gênero no Brasil em 2023, um aumento de 4,7% em relação a 2024. Caroline enfatizou a importância da interação entre os órgãos para fortalecer a rede de proteção e detalhou o trabalho do Núcleo, que oferece auxílio em medidas protetivas, ações de divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos e atendimento psicossocial, com uma equipe 100% feminina.

Fabiana Oliveira, do Grupo Mulheres do Brasil, ressaltou o papel do empoderamento feminino no combate à violência, promovendo a autonomia e a liderança das mulheres para que possam tomar decisões, como sair de relacionamentos abusivos.

A iniciativa, organizada pela Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Dtrab/Semsa), por meio da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DIVQVT), também visa qualificar os profissionais de saúde. Mircleide Santana da Silva, diretora do Dtrab, lembrou que 69% dos 12 mil servidores da Semsa são mulheres, e 62% dos gestores da rede municipal de saúde são mulheres, ressaltando a relevância do tema tanto para a orientação da população quanto para o apoio aos próprios servidores que possam estar passando por essa situação.

A servidora Ângela Oliveira complementou que o Dia Internacional da Mulher não é apenas para homenagens, mas para celebrar os direitos conquistados e reafirmar que “ser feminista é a pessoa que quer conquistar e exercer seus direitos”.

Artigo anteriorPrefeito David Almeida lança pedra fundamental do aquário de Manaus e anuncia primeira rua coberta da capital
Próximo artigoProcon Manaus e Decon-AM apreendem mais de 950 produtos irregulares em operação conjunta