Foto – Antonio Pereira / Semtepi

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), realizou o encerramento do programa “Salto: Aceleradora de MEIs”, durante o evento “Demoday”. A solenidade aconteceu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, na tarde de terça-feira, 23/8.

Com a duração de três meses, o curso certificou 142 Microempreendedores Individuais (MEIs) que incorporaram a metodologia e frequência do curso. Executado pela Impact Hub Manaus, organização que trabalha para o fomento de empreendedorismo e inovação social, o salto estimula o microempreendedor com intuito de aumentar seus negócios.

“No ano passado, nós fizemos a primeira versão do programa e foi um sucesso, pois conseguimos gerar mais de mil e duzentas vagas de emprego direto, potencializamos os MEIs que duplicaram a sua capacidade produtiva. Estamos entregando mais cursos porque isso é o que temos que fazer: profissionalizar o empreendedor. Manaus, como eu sempre digo, tem a cultura empreendedora consolidada em suas vertentes econômicas e a secretaria e a Prefeitura de Manaus acreditam muito nisso”, afirmou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

De acordo com a cofundadora da Impact Hub, Juliana Teles, o salto possibilitou a capacitação de mais de duzentos empreendedores ao longo dos três meses. Ainda segundo ela, tudo está alinhado com a visão do instituto, que resulta na descentralização da informação e democratização de conteúdo significativo para todas as partes da cidade.

“Esta é uma jornada completa que o empreendedor tem a oportunidade de olhar para o negócio e definir estratégias, caminhos para crescer e dar um salto no seu negócio. O objetivo do programa é fomentar o empreendedorismo e a inovação social. Graças ao apoio da Prefeitura de Manaus, podemos colocar isso em prática”, explica Juliana.

Além da certificação, o programa também rendeu o final do Demoday, que em formato pitch, consiste na pequena demonstração do próprio negócio. Para isso, foram selecionados 12 participantes, com direito a três minutos de apresentação e a avaliação da bancada, sob os critérios de modelo de negócio sustentável, necessidade convincente do cliente, habilidades empreendedoras desenvolvidas e plano de crescimento claro.

Para a empreendedora do Hippie Ateliê, Cecília Silva, a experiência do salto contribui para sua inserção no mercado. A jovem, que tem a mãe como sócia da própria empresa, faz uma ressalva sobre a importância do pitch.

 

“Essa experiência foi super importante, porque quando começamos a empreender, achamos que já dominamos tudo. Então, ao chegar no programa, pude enxergar os defeitos que a minha loja tinha, e onde poderia melhorar. E a preparação para o pitch que eu não conhecia foi ótima, porque não tem ninguém melhor para falar do nosso negócio, do que quem fundou”, destacou Cecília, escolhida para se apresentar no Demoday.

Artigo anteriorReceita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda
Próximo artigoIPCA-15 tem deflação de 0,73% em agosto