A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (24/3), o convite do ministro da Educação, Milton Ribeiro para explicar o suposto favorecimento a pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele deve comparecer ao colegiado na quinta-feira da semana que vem (31/3).

O colegiado também aprovou convites aos pastores beneficiados Gilmar Santos e Arilton Moura e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, e o prefeito de Luis Domingues (MA), Gilberto Braga (PSDB). Neste caso, as datas não foram definidas, mas será posterior a oitiva do ministro.

Pressionado, Ribeiro telefonou ao senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente do colegiado, colocando-se à disposição para esclarecimentos sobre as gravações. O senador disse que também recebeu na manhã desta quinta-feira um ofício do ministro reiterando a disposição de comparecer.

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, e Jean Paul Prates (PT-RN), líder da minoria, apresentaram requerimentos de convocação, mas aceitaram converter em convite por ele ter se colocado à disposição. Randolfe também apresentou um pedido de impeachment do ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

A pedido do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), a oitiva que seria na terça-feira (29/3) passou para quinta-feira.

Em áudios sobre o papel de pastores na destinação de verbas da pasta, revelados pela Folha de S.Paulo, Ribeiro confirma o direcionamento e afirma que faz isso a pedido do presidente Bolsonaro. Os pastores beneficiados não têm cargo e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do Ministério da Educação.

“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, afirma o ministro na conversa em que participaram prefeitos e os dois religiosos. Os recursos são geridos pelo FNDE, órgão do MEC controlado por políticos do Centrão.

Artigo anteriorDia Mundial da Tuberculose alerta para retrocesso
Próximo artigoFeira de Páscoa abre inscrições para empreendedores e fabricantes de doces e chocolates em Manaus