Em reunião com moradores do bairro Mutirão, zona Norte de Manaus, na noite da terça-feira, 28, o senador Eduardo Braga (MDB) destacou as ações realizadas pelo deputado federal e candidato à reeleição Gedeão Amorim (MDB) que contribuíram para o avanço da Educação no Amazonas. Gedeão foi titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de 2005 a 2012.
Eduardo ressaltou o comprometimento do candidato no desenvolvimento de projetos para a educação no Estado do Amazonas, tais como o ‘Projeto Jovem Cidadão’ o qual oferecia atividades socioeducativas a alunos da rede estadual no contraturno escolar.
“Enquanto estive no comando do governo, Gedeão me ajudou na administração da Educação. Inauguramos, juntos, escolas de tempo integral e desenvolvemos políticas públicas sérias e comprometidas. Isso faz a diferença em como as crianças e os jovens de hoje estarão prontos para o mercado de trabalho amanhã”, destacou o senador.
Avanços
Enquanto secretário de Educação, Gedeão conseguiu elevar a posição do Amazonas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 26º lugar para 7º lugar. Também colocou o Estado em 3º no ranking de melhor rendimento salarial ao professor com o valor de R$ 2.440,00 para um regime de 40 horas semanais e idealizou o projeto ‘Centro de Mídias de Educação do Amazonas’.
“Tive a oportunidade de promover um case mundial, criando um Centro de Mídias, através de satélite, para oferecer educação básica nos lugares mais distantes do Amazonas”, apontou Gedeão.
Atualmente, o Centro de Mídias da Seduc está presente nos 62 munícipios amazonenses e já ajudou na formação de mais de 32 mil alunos residentes em comunidades rurais. O projeto conta com uma trajetória significativa de prêmios no Brasil e no exterior.
Sobre suas propostas, Amorim afirma que pretende continuar lutando, no Parlamento Federal, por mais recursos para a Educação do Estado e investimentos no setor de pesquisa e inovação.
A moradora Sandra Souza, 41, que trabalha como copeira em uma escola da rede estadual, disse que sentiu confiança nos candidatos “Gostei porque ele foi firme nas palavras. Conversei com a minha colega e nós vamos conversar com nossas famílias, pois as propostas foram muito boas”, contou.




