Fotos: Divulgação/Secretaria de Estado de Proteção Animal

A Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM) divulgou o agendamento presencial para castração de cães e gatos, que será realizado nesta sexta-feira (31/10), a partir das 9h, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na rua Hibisco, s/n, bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus.

A ação integra a 25ª edição do Governo Presente, que oferece diversos serviços gratuitos à população, incluindo o Castramóvel e a vacinação de animais. O objetivo da Sepet-AM é garantir atendimento gratuito para cães e gatos, promovendo o bem-estar animal, prevenindo doenças e contribuindo para o controle populacional de animais em situação de rua.

“Estaremos em mais uma edição do Governo Presente levando castração e vacinação para cães e gatos da região. Nosso trabalho é garantir que o cuidado com os animais chegue a todas as zonas de Manaus e também ao interior do estado. Essa ação é uma forma de promover saúde, evitar o abandono e conscientizar a população sobre a responsabilidade de tutorar um animal doméstico”, destacou a secretária da Sepet, Joana Darc.

No dia do agendamento, serão distribuídas 150 senhas entregues por ordem de chegada. Para garantir a vaga, o tutor interessado deve ser maior de idade, levar RG, CPF, comprovante de residência e foto nítida do animal, que pode ser impressa ou por telefone. As cirurgias ocorrem no sábado (1º/11), a partir das 8h.

Na última ação, a Sepet efetuou 420 atendimentos na ação do Governo Presente, entre agendamentos, vacinação e castração de cães e gatos.

Vacinação de animais

A ação contará com vacinação antiviral para cães e gatos no sábado, a partir das 8h, sem necessidade de agendamento prévio, diretamente no local. Importante ressaltar que o animal que será castrado não poderá ser vacinado, devido às restrições médicas veterinárias.

Informações para castração

Os animais que serão castrados precisam estar em boas condições de saúde e não podem ter recebido nenhum tipo de medicamento, vermífugo ou vacina nos últimos 21 dias. No caso das fêmeas, não será permitido o procedimento se estiverem no cio, gestantes ou em período de amamentação.

Não é necessário levar o animal no dia do agendamento, apenas no dia marcado para castração.

Artigo anterior“Difícil”, desabafa Sabrina Sato sobre diagnóstico de câncer do pai
Próximo artigoEE Roderick Castelo Branco promove um mês de atividades voltadas ao desenvolvimento das ciências