Foto: Andriy Onufriyenko/ Getty Images

Em Sergipe, há circulação de três novas subvariantes da ômicron, variante do coronavírus. A informação foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). 

Em entrevista ao portal F5 News, o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, informou que as subvariantes BA.2, BA.4 e BA.5. foram detectadas nos exames de 12 pacientes. 

Todos eles estão vacinados e apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Até o momento, não foi registrada nenhuma morte relacionada às subvariantes.

Segundo Cliomar, a vacinação é crucial para que os pacientes infectados não desenvolvam complicações, e reforça a importância de completar todo o esquema vacinal para garantir uma maior proteção contra a Covid-19, caso ocorra a infecção.

Além disso, ele aponta que, apesar de até o momento não terem sido verificadas síndromes respiratórias graves causadas pelas novas subvariantes, a BA.2, BA.4 e BA.5 são mais transmissíveis. Por isso, é fundamental manter protocolos de segurança, como higienizar as mãos, evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados.

“Não estamos mais em emergência de saúde pública no Brasil, mas a pandemia ainda não acabou”, disse o superintendente ao portal. Nesse sentido, ele reforça que a população deve continuar tomando os mesmos cuidados: o uso de máscaras, apesar de não ser mais obrigatório por decreto, continua sendo fundamental na proteção contra o vírus.

Caso apresente sintomas gripais, Cliomar Alves recomenda que o paciente procure serviços de saúde para realizar a testagem para Covid-19 e receber a devida assistência. (Metrópoles)

Artigo anteriorPai mata filho de 11 anos com tiro acidental em Formosa (GO)
Próximo artigoPolícia Militar prende homem por roubo no ônibus da linha 356