Fotos - Divulgação/Semcom

O serviço “Transporta”, oferecido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), é garantia de acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção que não conseguiam se deslocar para fazer exames e consultas médicas.

Beneficiando cerca de 260 pessoas, trata-se de um serviço que conta com 22 veículos adaptados para fazer o devido deslocamento para pacientes. Os motoristas recebem treinamento especial para atender o público alvo.

O vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, explicou a importância deste serviço.

“O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana atende a Lei Municipal nº 2184 de 2016, que institui o serviço social chamado Transporta. Ele destina-se a conduzir pessoas com deficiência física de alto grau, de severidade e dependência impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público coletivo, de forma gratuita, e mediante agendamento prévio”, detalhou Frederico. “Esse serviço está localizado na subsede do IMMU, no shopping Phelippe Daou, onde nós temos um departamento de assistência social do IMMU, que gerencia o serviço em atendimento a essa população destinada por lei. Temos uma frota de ônibus específica para prestar o serviço à população”, concluiu o vice-presidente.

As pessoas interessadas em ser atendidas pelo serviço devem seguir as orientações abaixo.

Requisitos para inscrição:

– Ser pessoa com deficiência física de alto grau de severidade, dependência e locomoção.

– Ter encaminhamento da instituição responsável pelo tratamento.

– Possuir formulário de avaliação médica preenchido por médico especialista do SUS, com carimbo e número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

– Apresentar laudo médico atualizado (original e cópia).

– O Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário (original e cópia).

– Comprovante de renda (cópia).

– Uma foto 3×4 recente.

– Caso haja um responsável, é necessário apresentar o RG e CPF do responsável (original e cópia), além de um comprovante de residência atualizado (cópia).

Local para inscrição: Posto de atendimento no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte.

Processo de inscrição: No local de inscrição, apresente os documentos mencionados acima. Certifique-se de trazer tanto os originais quanto as cópias de todos os documentos necessários.

Após a conclusão do processo de inscrição, o usuário terá acesso ao serviço “Transporta”, que oferece transporte porta a porta para tratamentos de reabilitação e saúde. O programa conta com 22 veículos especialmente adaptados para garantir a segurança e o conforto durante os deslocamentos.

Dúvidas e orientações podem ser enviadas pelo número de contato (92) 98818-1052. O contato é feito apenas por mensagens pelo WhatsApp e não recebe ligações.

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