Sineia do Vale, do povo Wapichana, é autoridade climática referência em estudos dos impactos climáticos nas comunidades indígenas (Foto: Divulgação)

Neste sábado (9), o Brasil voltou a ter uma liderança indígena na co-presidência do Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas, o Caucus Indígena. A gestora ambiental Sineia do Vale, indígena Wapichana de Roraima, assumiu oficialmente a função como representante dos povos indígenas da América Latina e do Caribe durante a reunião preparatória para a COP29, que será realizada de 11 a 24 de novembro em Baku, no Azerbaijão, em 2024.

O Caucus Indígena é um espaço exclusivo para as populações indígenas debaterem e alinharem posicionamentos sobre as pautas de negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). A presença de Sineia do Vale reforça o papel do Brasil na defesa dos direitos e interesses indígenas em questões climáticas globais.

Com uma trajetória de mais de 30 anos de atuação como defensora ambiental, Sineia é uma liderança reconhecida, coordenando o Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC) e atuando no Conselho Indígena de Roraima (CIR). Ela também ocupa posições de destaque no Comitê Regional da Amazônia Brasileira e no Conselho Indígena da Amazônia Brasileira (Coiab).

“Quero trazer mais informações sobre temas que dizem respeito aos povos indígenas, como mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, regulamentação do mercado de carbono, financiamento climático, além de questões de gênero e juventude. Precisamos fortalecer o engajamento para a COP30 no Brasil”, afirmou Sineia, destacando que a COP30, que ocorrerá em Belém em 2025, será uma oportunidade única para expandir a presença indígena nas discussões sobre o futuro climático.

Sineia, que já foi premiada como “Cientista Indígena do Brasil” pelo Planetary Guardians em 2024 e reconhecida internacionalmente ao participar da Cúpula de Líderes sobre o Clima em 2021, representa uma voz firme e experiente na defesa ambiental. Sua co-presidência no Caucus Indígena fortalece o compromisso dos povos indígenas com a preservação do meio ambiente e a luta por uma abordagem inclusiva e representativa nas políticas climáticas.

Sobre a Coiab

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) é a maior organização indígena regional do Brasil, com 35 anos dedicados à defesa dos direitos à terra, saúde, educação e sustentabilidade dos povos indígenas da Amazônia. Presente em nove estados, a Coiab trabalha pela autonomia e fortalecimento das comunidades indígenas, por meio de uma ampla rede que inclui organizações de base, federações regionais e grupos locais.

 

Artigo anterior‘Pés Calçados’, do Amazon Bowling, arrecada pares de tênis para abrigo que acolhe mais de 100 crianças abandonadas em Manaus
Próximo artigoMorre motorista de aplicativo atingido durante execução de delator do PCC no aeroporto de Guarulhos