O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), capacitaram, no sábado (14/10), mais de 150 produtores rurais, durante a 16ª Expobae – Exposição Agropecuária do município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus).
Coordenado pelo Departamento Pedagógica (Depe) da Sepror, foram ministrados os cursos de Boas Práticas de Manejo e Gestão de Piscicultura, Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, Melhoramento Genético e Pecuária Sustentável, e Produção de Silagem.
De acordo com a chefe de departamento do Depe, Rose Torres, também participaram estudantes de Barreirinha, Parintins e dos municípios vizinhos, com o objetivo de receberem conhecimentos e técnicas para serem aplicadas no campo.
“Os produtores rurais também buscam esse conhecimento para aplicar em suas propriedades, visando aumentar as suas produtividades, incentivar as culturas desenvolvidas, e a otimização da produção, gerando mais renda para sua família “, disse Rose.
Os cursos contaram com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae) e da Prefeitura de Barreirinha.
Expobae
A Exposição encerrou neste domingo (15/10), com duração de três dias seguidos, teve a estimativa de beneficiar aproximadamente mais de 18 mil pessoas, entre produtores rurais, artesãos, vendedores de gêneros alimentícios, empresas ligadas ao setor primário, instituições de ensino e pesquisa, instituições financeiras, e demais envolvidos no setor agropecuário e florestal.
Apoio
Para apoiar a realização do evento, a Sepror destinou R$ 500 mil em recursos financeiros para a Prefeitura de Barreirinha. O evento tem como objetivo impulsionar as atividades agropecuárias desenvolvidas no município, além de incentivar a comercialização de animais e o acesso aos produtores rurais de novas tecnologias voltadas ao campo.