Na madrugada deste sábado, 27 de julho, um incêndio na embarcação Comandante Souza III, nas proximidades da Comunidade Santa Maria, a cerca de 40 minutos de Manaus, resultou na morte de três pessoas e deixou várias outras feridas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre as vítimas fatais estão uma senhora de aproximadamente 70 anos, cujo corpo foi encontrado a 15 km do local do incêndio, e um jovem que morreu carbonizado, encontrado embaixo da embarcação. Mais cedo, já havia sido confirmada a morte de uma senhora de 72 anos, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu antes de chegar ao hospital. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
No Porto do São Raimundo, familiares angustiados procuravam informações sobre os sobreviventes durante o desembarque dos feridos. A última embarcação chegou às 10h, porém, não foi divulgada uma lista oficial dos resgatados.
Ana Souza Gonçalves, esposa de João Bosco Souza, de 54 anos, relatou momentos de aflição pela falta de notícias do marido. Ela mencionou que o último contato com ele foi por volta das 19h30 de sexta-feira (26). “Desde então, não recebi mais nenhuma informação. Quando acordei, vi no WhatsApp a notícia sobre o incêndio no barco que ia para Santa Isabel e Barcelos”, disse Ana, com lágrimas nos olhos.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que 25 pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde em Manaus. No Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, oito pessoas deram entrada, sendo que apenas uma sofreu queimaduras e os outros sete tiveram escoriações leves a moderadas. Um paciente já recebeu alta.
No Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, dez pacientes foram atendidos, com um caso de queimadura leve na perna. Seis deles já foram liberados.
Três pacientes foram levados ao Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, onde uma mulher passou por cirurgia devido a um trauma no punho. Dois pacientes permanecem em observação com quadro de saúde estável. Outra vítima foi encaminhada ao SPA São Raimundo.
Três crianças, com idades entre seis e oito anos, deram entrada no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste. Uma delas já recebeu alta, enquanto as outras duas continuam internadas com ferimentos leves, mas em estado estável.
As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros seguem no local do incêndio, com três embarcações e 20 profissionais, entre mergulhadores, especialistas em combate à incêndio, especialistas em altura e especialistas em atendimento pré-hospitalar.