Apenas 2,6% das instituições de ensino superior atingiram nota máxima na avaliação do Ministério da Educação. A cada três anos, um grupo de cursos de determinadas áreas de conhecimento é avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em 2019, fizeram parte da avaliação cursos de áreas como agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, engenharia civil, medicina e odontologia.
Quase metade dos cursos (49,3%) aparece na faixa 3 do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Ao todo, 0,3% dos cursos ficaram na pior faixa de avaliação. O conceito varia de 1 a 5 e quanto maior a nota, melhor a qualidade do curso.
Ao todo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou 8.188 cursos em 1.215 instituições de ensino privadas e públicas.
Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (9/12) pelo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes. Durante a apresentação dos resultados, eles não usaram máscaras, medida de prevenção contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Veja o percentual dos cursos por faixa de avaliação:
- Faixa 1 – 0,3% – 22 cursos
- Faixa 2 – 8% – 665 cursos
- Faixa 3 – 49,3% – 4.034 cursos
- Faixa 4 – 39,8% – 3.255 cursos
- Faixa 5 – 2,6% – 212 – cursos
Para o ministro Milton Ribeiro, os resultados são importantes para a melhor tomada de decisões na pasta. “O Inep está seguindo uma linha que acordamos há cinco meses que é seguir critérios científicos, baseado em evidências. Esse indicador nos ajuda a identificar o caminho pata onde estamos indo”, explicou.
Segundo o ministro, os dados são importantes também para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Queremos ter elementos fáticos a respeito da qualidade dos cursos para balizarmos as nossas políticas. Em crises sanitárias como a que vivemos, não resta dúvidas que precisamos de técnicos qualificados. Andar em um caminho seguro e tomar melhores decisões é importante”, destacou.
Em medicina, por exemplo, 134 dos 232 cursos avaliados (57,8%) ficaram com os conceitos 4 ou 5, 83 alcançaram o conceito 3 e apenas 15 (6,5%) ficaram no conceito 2, que é considerado um desempenho ruim.
O CPC faz parte de um grupo de indicadores do MEC. Ele traz resultados para todos os cursos e áreas de conhecimento. Com informações de Metrópoles.