
A sonda inSight da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) detectou, em dezembro do ano passado, um grande impacto de um meteorito sobre a superfície de Marte. Os resultados da análise foram divulgados recentemente pela organização.
Um dia antes do Natal, no dia 24 de dezembro de 2021, a sonda registrou, com seu sismômetro, o tremor de magnitude 4. Segundo a Nasa, mesmo de uma distância de 3.500 km do local do impacto, foi possível realizar o estudo sobre a colisão.
Working together, two @NASAMars spacecraft —one on the ground and one in orbit—detected a large meteorite that slammed into the Red Planet. The result was confirmed earlier this year: https://t.co/4ofuP8MXId pic.twitter.com/eVMFbBOY7U
— NASA (@NASA) October 27, 2022
A Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) foi decisiva para a conclusão. Essa outra sonda, ao orbitar ao redor do planeta, captou imagens da cratera recém-formada, menos de 24 horas depois do fenômeno.
“Uma descoberta com implicações para os planos futuros da Nasa de enviar astronautas ao planeta vermelho”, afirmou um cientista da agência.
“É sem precedentes encontrar um novo impacto desse tamanho”, disse Ingrid Daubar, da Brown University, que lidera o Grupo de Trabalho de Ciência do Impacto da InSight. “É um momento emocionante na história geológica, e temos que testemunhar isso.”
Dois artigos sobre as conclusões dos pesquisadores serão divulgados, nesta sexta-feira (27/10), na revista científica Science.