Foto: SpaceX / Flickr

A SpaceX programou para a noite desta quinta-feira (16) o 13º voo de testes da Starship, considerado o maior foguete do mundo. A janela de lançamento está prevista para ocorrer entre 20h45 e 22h15 (horário de Brasília), marcando uma nova etapa do programa espacial da empresa após as falhas registradas na missão anterior e as mudanças implementadas nos sistemas da aeronave.

O novo lançamento acontece depois que o voo 12 apresentou problemas durante a separação entre a nave Starship e o propulsor Super Heavy, episódio que levou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) a abrir uma investigação para apurar as causas do incidente.

Segundo a SpaceX, uma pequena diferença no momento de acionamento dos motores durante a chamada “separação a quente” alterou a orientação esperada do conjunto em aproximadamente 90 graus. A falha comprometeu a sequência de retorno do propulsor.

Após a separação, o Super Heavy tentou executar a queima de retorno, mas cinco dos 33 motores Raptor deixaram de funcionar corretamente. Como consequência, a manobra foi interrompida antes do previsto, fazendo com que o propulsor caísse fora da área planejada e explodisse ao atingir o mar.

Na Starship, os problemas foram considerados menos graves. Um dos motores apresentou falha durante o voo, impedindo a realização de um importante teste de religamento no espaço. Apesar disso, a missão foi considerada satisfatória pela equipe de engenharia, que utilizou os dados coletados para promover uma série de melhorias na nave e no propulsor.

Entre as alterações implementadas para o voo 13 está a revisão da sequência de acionamento dos motores durante a separação dos estágios. A expectativa é garantir maior estabilidade ao Super Heavy, permitindo que ele execute corretamente a manobra de retorno e realize um pouso controlado no Golfo do México.

A Starship também passou por modificações em componentes de hardware e no sistema de propulsão para corrigir as falhas identificadas na missão anterior.

Além das melhorias técnicas, a SpaceX preparou uma série de experimentos inéditos para este lançamento. Parte das placas do escudo térmico foi substituída para que os engenheiros possam analisar os efeitos da pressão aerodinâmica durante a decolagem e coletar dados que poderão ampliar a capacidade de carga da nave em futuras missões.

Algumas dessas placas receberam pintura branca propositalmente. A estratégia permitirá que satélites monitorem visualmente o comportamento do escudo térmico durante o voo, simulando pontos sem proteção e facilitando a avaliação da integridade estrutural da nave.

Outro destaque da missão será o transporte de 20 satélites funcionais da nova geração da constelação Starlink. Após serem liberados no espaço, os equipamentos deverão abrir seus painéis solares e antenas, além de iniciar testes de comunicação a laser para integração à rede de internet via satélite da empresa.

Seis dos satélites também contam com câmeras embarcadas, que deverão transmitir imagens do espaço durante a missão.

Caso todas as etapas sejam concluídas conforme o planejado, o Super Heavy realizará o lançamento da Starship, executará a separação dos estágios e completará a queima de retorno antes de realizar um pouso controlado nas águas do Golfo do México.

Enquanto isso, a Starship seguirá em trajetória suborbital, alcançando velocidades próximas de 27 mil quilômetros por hora. Durante o voo, a nave deverá religar um de seus motores no espaço, liberar os 20 satélites Starlink V3 e, posteriormente, realizar uma reentrada controlada na atmosfera antes de pousar no Oceano Índico.

O sucesso da missão também abrirá caminho para um objetivo ainda mais ambicioso. Segundo o cronograma da SpaceX, o voo 14 poderá marcar a primeira tentativa de capturar o propulsor Super Heavy ainda no ar utilizando a torre de lançamento, uma das etapas mais importantes para tornar o sistema totalmente reutilizável.

Artigo anteriorServidores municipais participam de treinamento técnico para atuação no “Registre-se!” que ocorrerá em Tabatinga
Próximo artigoFies: inscrições do 2º semestre começam nesta terça (14)