Programadores desenvolvendo sistemas para a SSP-AM. (Fotos: Victor Levy/SSP-AM)

Ferramentas de análise de dados e implantações de programas para resposta rápida no policiamento ostensivo, preventivo e investigativo implementados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) têm auxiliado as polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) no combate à criminalidade. Exemplo de sucesso é o Cerco Inteligente de Viodemonitamento, o “Paredão”, que contribuiu para que o estado reduzisse em mais de 50% os crimes de roubo e furtos de veículos.

Além do “Paredão” é do RecuperaFone, recém implantado pela SSP, a Secretaria possui outros serviços, que são acompanhados pelo Centro Integrado de Tecnologia da Informação e Comunicação (Citic). Um deles, conforme explicou o Coordenador Técnico de Sistemas do Citic, Cabo PM R. Motta, é o sistema de atendimento e despacho de ocorrências do 190, onde garante que a polícia e outros serviços de emergência possam chegar mais rapidamente até o local do crime.

“Quando tratamos de atendimento e despacho de viaturas toda informação que é repassada por telefone ao 190 torna-se dados em um registro, que passam a ser processados e então enviados até a viatura para que se desloque até o referido local. Por fim, após o atendimento, tal registro é contabilizado e demonstrado em forma de estatística, auxiliando a gestão do sistema de segurança pública a atuar de forma eficaz”, explicou o coordenador.

Além de fortalecerem as capacidades operacionais das forças de segurança, o setor de tecnologia da SSP-AM contribui para uma abordagem mais proativa e baseada em dados.

“Nosso setor é a Supervisão de Sistemas e Desenvolvimentos para a SSP, assim também, como temos sistemas implantados que são adquiridos de terceiros para a utilização no nosso parque tecnológico, bem como em todas as forças que integram o sistema de segurança, que ajudam bastante na gestão operacional da tropa e viaturas, definindo onde serão alocados esses recursos humanos e materiais”, disse Motta.

Entregas do Citic

Com o objetivo de agilizar o atendimento e melhor prestação de serviços aos amazonenses, o Citic irá entregar para a Ouvidoria da SSP-AM um sistema para que a população possa ser atendida relatando melhorias e denúncias.

“Estamos entregando uma ferramenta para a ouvidoria da SSP-AM, para registros de manifestações e sugestões que possam melhorar o trabalho da segurança pública como um todo, já estamos finalizando o desenvolvimento e entregando para a sociedade”, disse Motta.

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