A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) instalou, na manhã desta segunda-feira (26/3), uma base policial avançada de monitoramento e atendimento no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. A unidade atua de forma integrada e com servidores da Polícia Civil, Polícia Militar e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). No local, a população poderá registrar ocorrências e a polícia irá monitorar, por meio de quatro câmeras, ações nas proximidades. O atendimento ocorrerá das 8h às 17h, mas as câmeras irão monitorar a região durante 24 horas.

As câmeras possuem um alcance de 300 metros e rotação de 360º. O vice-governador e secretário de segurança, Bosco Saraiva, ressaltou que o container onde a unidade policial está instalada é uma doação da Polícia Federal e estava sem uso há três anos. “Nós recuperamos esse container e agora ele vai funcionar com todos os instrumentos e equipamentos básicos e necessários para o bom funcionamento de um posto policial. Além das câmeras, a unidade terá uma guarnição da Polícia Militar, está com instalação de rádio, tem uma equipe da Polícia Civil com a capacidade de registrar boletins de ocorrência. A população da região da Cidade de Deus estará com a polícia mais próxima”, disse o vice-governador.

A unidade contará com delegado e investigador para apoio às ações dos 13º e 30º Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) que atendem a região. O Delegado-Geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, disse que a base também será utilizada para o planejamento de ações estratégicas. “Aqui nessa área circulam muitas viaturas e motocicletas e, às vezes, a fuga de alguns delitos. Então, é fundamental esse posto porque nós temos câmeras que vão nos ajudar nas ações de investigação”, reforçou Brito.

O policiamento ostensivo, que já existe na região, será aperfeiçoado. De acordo com o Comandante-Geral da PM, Coronel David Brandão, com o apoio de ações de investigação da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI) e da Polícia Civil, o efetivo da PM realizará ações de acordo com o planejamento dos órgãos de segurança. “Nós vamos dar um suporte com essa base, que será referência para as ações policiais. A ação integrada contribui para garantirmos mais segurança para a população”, completou o Comandante-Geral da PM.

CICC – Servidores do CICC realizarão o monitoramento das imagens das câmeras durante 24 horas por dia. O Secretário Executivo-Adjunto do CICC, Coronel Fábio Pacheco, ressaltou que analistas criminais que fazem parte do CICC atuarão conjuntamente com as Polícias Civil e Militar, subsidiando investigações. “Nós iremos contribuir com o cruzamento de dados para ações policiais, dando suporte para o policiamento ostensivo tirando meliantes de via pública”, acrescentou.

O vendedor Mailson Pessoa Vasconcelos, morador do bairro Cidade de Deus, espera que a unidade policial possa inibir as ações dos criminosos. “A maioria dos moradores daqui já ouviu falar ou presenciou algum ato criminoso e essa unidade será muito boa pra gente aqui, vai ser ótimo. Vai espantar muito bandido aqui”, disse o morador.

Viatura técnica da Inteligência – A nova viatura técnica da Secretaria Executiva de Inteligência (Seai) ficará instalada, esta semana, na avenida Noel Nutels, nas proximidades do Shopping Sumaúma. O veículo, alimentado por quatro câmeras de longo alcance e imagens de drones, vai auxiliar o trabalho de combate aos roubos e furtos no comércio e setor bancário.

“Os policiais vão contar com uma estação de drone, que vai monitorar esse perímetro comercial e também será realizada a consulta criminal de qualquer elemento detido. A intenção é monitorar em tempo real todo o trânsito de veículos e pessoas nessa comercial e bancária”, disse o secretário de Inteligência, Herbert Lopes. 

Artigo anteriorTrês pessoas que pilotavam motocicleta morrem em Manacapuru vítimas de acidente de trânsito no domingo
Próximo artigoPrefeitura notifica Manaus Ambiental para recompor asfalto no bairro Vila da Prata