
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) Lucas Furtado pediu o bloqueio das contas bancárias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em razão dos atos extremistas registrados em Brasília no domingo (08/01).
O pedido também inclui o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres além de outras pessoas que seriam responsáveis pela invasão aos Três Poderes.
Esse não é o 1º pedido de Lucas Furtado contra Bolsonaro. Em julho de 2020, o procurador pediu que o TCU proibisse o ex-presidente de “propagandear” o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. Na época, chegou a cogitar abrir uma investigação contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Na 2ª feira (09/01), um dia depois dos atos extremistas em Brasília, o procurador também solicitou que o presidente do Tribunal de Contas, Bruno Dantas, instaure uma TCE (Tomada de Contas Especiais) para apurar se empresas financiaram os atos de extremistas em Brasília.
Lucas Furtado também pede a realização de oitiva da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal para identificar os agentes públicos que foram omissos; e a requisição junto ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, sobre o afastamento cautelar do governador do Distrito Federal.
Com Poder360.







