![](https://fatoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Suhab-03-13.02.2025-Equipe-da-Suhab-realizando-atualizacao-cadastral-de-regularizacao-1024x683-1-696x465.jpeg)
Visando regularizar os lotes comerciais e institucionais do Residencial Viver Melhor II, etapas I e II, localizado no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, o Governo do Amazonas por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), finalizou nesta semana, o preenchimento das fichas cadastrais dos comerciantes locais para andamento da regularização fundiária com emissão do registro de imóveis.
O processo teve início na primeira semana de fevereiro, com a selagem dos lotes comerciais da área, para que se desse início às atividades de coleta de documentação para regularização dos comércios. A próxima etapa, será a entrega dos títulos definitivos aos proprietários comerciais.
De acordo com o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, a regularização da área comercial irá desenvolver a economia na região. “Com o registro de imóveis emitidos, os comerciantes terão a valorização dos seus negócios, podendo realizar empréstimo junto a agências bancárias para impulsionar e ampliar o comércio”, explicou.
A iniciativa faz parte do programa habitacional Amazonas Meu Lar, lançado pelo governador Wilson Lima, cumprindo o calendário de ações da Suhab, com intuito de fornecer assistência jurídica para as famílias que já aguardam há anos o documento que lhes garante a propriedade do imóvel.
Durante a coleta, o engenheiro civil Ivo Passos, do Departamento Técnico da Suhab, destacou a importância da participação dos comerciantes. “A presença dos proprietários dos imóveis e a entrega de toda documentação solicitada, é essencial para iniciarmos o processo que irá garantir que imóvel seja devidamente regularizado, trazendo benefícios para os mesmos”, finalizou.
Costureira e proprietária no residencial, Mery Jane Gomes, agradece ao governador Wilson Lima e à Suhab, por estarem regularizando os lotes, que há mais de 10 anos aguardavam por esse momento.
“O meu projeto aqui é fazer uma escola de costureira e profissionalizar mais costureiras. Sou professora de corte e costura, e o fato de vocês estarem vindo aqui é uma grande honra para nós que somos comerciantes, porque já estamos há 11 anos com o intuito de regularizar essa área pra gente trabalhar “, finalizou.Segundo o Departamento Técnico da Suhab, após a finalização da coleta das documentações, o próximo passo será a elaboração dos projetos e memoriais para emissão e entrega dos registros dos imóveis.