
A prefeitura de Eirunepé tem sido alvo de uma enxurrada de acusações nas redes sociais motivadas pela suposta contratação “fantasma” da médica Rusmayra Magalhães da Mota, esposa do vereador cassado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), Elan Alencar (DC).
Segundo o site Eirunepé Notícias, por exemplo, a médica aparece na folha de pagamento da Prefeitura do Município com salário de R$ 20 mil sem jamais ter prestado os seus serviços em nenhuma das casas de saúde à comunidade local. A informação foi publicada no site no último dia 12, sábado.
O site de notícias apurou, também, que Rusmayra Magalhães não teria residência fixa em Eirunepé.
Uma análise das folhas de pagamento anteriores mostra que a médica não constava como servidora entre os meses de janeiro e maio de 2025, o que indica que seu vínculo com a Secretaria Municipal de Saúde teria começado apenas a partir de junho.

De acordo com a publicação, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Eirunepé informaram desconhecer Rusmayra Magalhães e que nunca a viram atuar como médica nas unidades de saúde do município.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 14, a prefeita Áurea Marques repudiou as informações, destacando que a médica foi contratada para atuar profissionalmente na representação do município, em Manaus, que concentra, segundo ela, mais de 400 pacientes em tratamento fora do domicílio.
“A Dra. Rusmayara tem desempenhado suas funções com dedicação e profissionalismo, realizando atendimento presenciais, acompanhando casos de perto e promovendo articulações com a rede de saúde para garantir celeridade, assistência adequada e segurança aos pacientes”, destaca a nota da prefeita.
A publicação do site aponta ainda que a nomeação de Rusmayra Mota pode ter origem em um possível acordo político entre a prefeita de Eirunepé, Áurea Marques (MDB), e o vereador Elan Alencar, que é aliado da gestora. A prefeita é casada com João Campelo, atual prefeito de Itamarati, município vizinho.

“Olhando para os últimos dias e meses, temos sido alvo de muitos ataques por parte de opositores políticos aqui em Manaus, que tentam fazer um juízo de valor sobre o vereador Elan, buscando desgastar minha imagem. Isso também tem ocorrido em Eirunepé, minha cidade natal. Recentemente, apoiamos a prefeita Professora Áurea (MDB), que venceu as eleições e rompeu com um ciclo de perseguição e autoritarismo no município. Aqueles que perderam a eleição agora querem direcionar ataques contra mim, tanto em Manaus quanto em Eirunepé”, afirmou o vereador ao site AM1. Ele acrescentou que, em Manaus, há uma representação do município que presta apoio a moradores de Eirunepé que vêm à capital para tratamento fora do domicílio, necessitando de acompanhamento médico e suporte social.
Elan Alencar teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. Ele apoiou politicamente a candidatura da atual prefeita Áurea Marques, com quem mantém vínculos políticos.










