Pat Nolan/World Surf League

Com pouco mais de três anos na disputa da elite do Surfe mundial, o jovem João Chianca, conhecido como Chumbinho (devido ao seu irmão Lucas Chumbo), de apenas 23 anos, é uma das apostas da modalidade para conquistar mais medalhas nas Olimpíadas Paris 2024.

A vaga foi conquistada em agosto do ano passado. Mas um grave acidente por pouco não mudou os planos do atleta. Em dezembro do ano passado, Chumbinho estava em uma bateria de treinamentos, que eram realizados em Pipeline, no Havaí, e sofreu um grave acidente, ficou desacordado e precisou ser hospitalizado.

Ele só voltou as águas em abril deste ano, como participante convidado do Circuito Mundial de Surfe (WSL). O acidente virou um documentário sobre a vida do atleta na Red Bull TV, e fala não apenas sobre o ocorrido, mas também dos bons momentos, como o quarto lugar no geral na última temporada.

Surfe nas Olimpíadas Paris 2024

A modalidade será a única que não vai acontecer diretamente na França. A disputa está marcada para ocorrer no Taiti, que fica no Oceano Pacífico, e faz parte da Polinésia Francesa, ou seja, território francês, e vai acontecer entre os dias 27 e 30 de julho.

O local escolhido foi a praia de Teahupoo, que sedia todos os anos uma das etapas da Liga Mundial de Surfe (WSL). Ela é considerada uma das mais desafiadoras e perigosas dentre todas as provas, porém, também é uma das preferidas dos atletas da elite.

As baterias do Surfe já foram definidas. Chumbinho estará na quinta, e a disputa será contra o marroquinho Ramzi Boukhiam e também o neozelandês Billy Stairmand. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas realiza primeiro transplante de rins de doador falecido na rede pública de saúde do Amazonas
Próximo artigoEducação e Defesa Civil firmam parceria para transmissão de informações sobre a estiagem via Centro de Mídias