A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) entregou ontem (16/08) duas ambulâncias ao município de Autazes, distante 113 quilômetros de Manaus. Como quase todo o interior, a cidade não possuía ambulâncias, realizando o transporte de pacientes em carros alugados.
Diante desta realidade encontrada pela atual gestão, a Susam adquiriu 100 ambulâncias, que estão sendo distribuídas para todos os municípios do Estado, de acordo com a demanda e realidade de cada cidade.“Os veículos vão reforçar o serviço de transporte de pacientes nas cidades e entre os municípios. Ao assumir a secretaria, identificamos que o socorro a pacientes por meio de ambulâncias, em quase todas as localidades do Amazonas, vinha funcionando de forma improvisada e precária”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato.
Segundo o prefeito de Autazes e presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Andreson Cavalcante, a recuperação do serviço de transporte de pacientes era uma reivindicação antiga dos prefeitos.“Como presidente da AAM, esse foi um pedido que fizemos ao Governo do Amazonas, da necessidade, da importância de ter investimentos nessa área. Então, isso vem em um bom momento. O povo de Autazes está muito feliz com a chegada dessas novas ambulâncias, que vão atender não só a nossa unidade hospitalar, mas também fazer a remoção dos nossos pacientes para Manaus”, diz Andreson.
Segundo o prefeito, a cidade de 38 mil habitantes tinha até esta semana um serviço de remoção de pacientes precário. “As ambulâncias todas sucateadas, dando muito problema, ocasionando muitos transtornos para a saúde dos nossos pacientes. A gente pode comemorar porque está recebendo duas ambulâncias novas, equipadas. Essas 100 ambulâncias vão servir e muito para o atendimento na saúde do interior, porque não é um fato isolado só de Autazes”, comenta Anderson.
Autazes recebeu uma ambulância básica, para o transporte de pacientes de menor risco, e uma de Suporte Avançado, equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinada ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco, que necessitam de cuidados médicos intensivos. Andreson informou que a prefeitura também trabalha para comprar mais dois veículos com recursos próprios.
Outro município que também recebeu duas ambulâncias esta semana foi Manacapuru, distante 68 quilômetros de Manaus. “Agradecemos pelo atendimento à nossa demanda, porque precisamos trabalhar e olhar com muito carinho a saúde para o nosso município, e essas ambulâncias veem para reforçar esse trabalho”, disse o prefeito Beto D’Ângelo, ao receber os veículos na quarta-feira (15/8).
A Susam trabalha para que até o final deste mês todas as cidades do Estado tenham sido contempladas com as ambulâncias. Das 100, a secretaria já entregou 72, sendo que 40 são de Suporte Avançado e 32 de Suporte Básico. Do total de 100 adquiridas pelo Governo do Estado, 78 são destinadas ao interior e 22 para a capital.










