Vice-governador Tadeu de Souza durante lançamento de mutirão de cirurgias oftalmológicas em Fonte Boa: “Trabalho que faz a diferença na vida das pessoas”

O vice-governador Tadeu de Souza reapareceu nesta quinta-feira, 03, em cena pública ou quem sabe em campanha eleitoral no município de Fonte Boa, onde lançou mais uma jornada de cirurgias oftalmológicas.

A movimentação do vice, que trabalha com a perspectiva de atender cerca de 250 pacientes diagnosticados com catarata pterígio (carne crescida nos olhos), ocorre em meio a especulações de mudança de partido, deixando o grupo político do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Tudo isso, coincidência ou não, um dia após o governador Wilson Lima confirmar que aliados do União Brasil vêm dialogando com Tadeu sobre uma possível filiação ao partido, o que poderia abalar a base de David Almeida, com quem o vice-governador tem mantido — ao menos publicamente — uma relação de fidelidade.

Apesar dos rumores de bastidores, Tadeu Almeida compareceu à inauguração do viaduto Rei Pelé, ocorrida no fim de junho, onde trocou largos sorrisos, afagos, e fartos elogios a David Almeida.

“David, eu te parabenizo e sou muito orgulhoso de, sob tua liderança, fazer parte de um grupo político que tem unidade, que é coeso, que não se contamina e nem se intoxica com intrigas e brigas de palanque”, declarou o vice-governador, em tom de desabafo.

No entanto, nas várias aparições públicas no interior do estado, Tadeu reforça a imagem de alguém que, mais do que cumprir o papel de vice, ensaia voo próprio afinado discurso e protagonista de ações governamentais.

Em abril, por exemplo, ele esteve em São Paulo de Olivença levando na “mochila”, com pose de candidato, o bem-vindo programa “Mais Visão, Mais Vida”. Nesta quinta-feira, em Fonte Boa, o roteiro se repetiu.

“Trabalho que faz a diferença na vida das pessoas. É assim que, com parceria, presença e diálogo, trabalhamos para que o cuidado chegue a quem mais precisa”, disse Tadeu, no lançamento da ação realizada com apoio do Governo do Estado e da prefeitura local, com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Abdala Fraxe (Avante).

O prefeito de Fonte Boa, Lázaro Araújo (Republicanos), elogiou o mutirão. “Era um anseio da sociedade fonteboense. E temos agora essa oportunidade dada ao povo com a ajuda do Governo do Estado, na pessoa do vice-governador Tadeu, e do deputado Abdala”, declarou.

Em curtíssimo espaço de tempo, Tadeu de Souza comandou em três ocasiões a abertura do mutirão de cirurgias oftalmológicas no interior neste ano. Além de Fonte Boa, ele também esteve em Tapauá e São Paulo de Olivença, ampliando sua presença política em regiões estratégicas do estado.

O deputado Abdala Fraxe elogiou a iniciativa de Tadeu e ressaltou os resultados são bastante favoráveis, com 4,6 mil cirurgias realizadas nos últimos dois anos e meio no interior do estado.

Nos bastidores, porém, cresce a leitura de que essas agendas não são apenas institucionais. Para aliados de David Almeida, a movimentação de Tadeu pode ser o prenúncio de uma ruptura política. Para observadores do União Brasil, a eventual entrada do vice-governador no partido fortaleceria o projeto de Wilson Lima e embaralharia o xadrez da sucessão de 2026.

Entre discursos de lealdade e agendas de protagonismo, Tadeu de Souza caminha sobre a tênue linha entre ser vice e se tornar — em breve — protagonista de uma nova frente política no Amazonas.

Artigo anteriorManaus terá Polícia Municipal e gratificação para agentes da Romu, anuncia prefeito em formatura
Próximo artigoPrefeitura de Manaus realiza obra de recuperação asfáltica na avenida Margarita, no Cidade de Deus