
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, iniciou uma série de publicações nas redes sociais em que revisita sua trajetória pessoal. As publicações têm por objetivo destacar a educação e o serviço público como instrumentos de mudança social.
Na primeira postagem, feita no último sábado (10), ele compartilhou memórias da infância vivida em Manacapuru, no interior do estado, e do período em que sua família migrou para Manaus em busca de novas oportunidades.
“Decisão da família refletia uma realidade ainda comum no Amazonas, ou seja, a migração de moradores do interior que enxergam na capital a chance de acesso a serviços básicos e perspectivas de futuro”.
Conforme lembrou Tadeu, o recomeço foi marcado por dificuldades, principalmente nas áreas periféricas da zona sul de Manaus, onde viveu durante a década de 1980.
Ele ressaltou, por exemplo, que a sua formação longe dos centros de poder moldou sua forma de enxergar a política e o papel do Estado. “As experiências vividas às margens do rio Solimões e, posteriormente, dos igarapés urbanos, foram determinantes para a construção de uma atuação pública mais sensível às necessidades da população”.
Tadeu avaliou, ainda, que sua passagem no Executivo estadual representa uma forma de devolver à sociedade as oportunidades que recebeu ao longo da vida. A defesa de serviços públicos de qualidade, segundo enfatou, está diretamente ligada às vivências pessoais e à compreensão das dificuldades enfrentadas por quem depende da ação do Estado no dia a dia.







