Tarifaço: Taurus dá férias coletivas a funcionários de subsidiária no RS

Polimetal, subsidiária da fabricante de armas Taurus, localizada em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, colocou 49 funcionários em férias coletivas desde o início do mês. O fato é atribuído aos efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que afetou diretamente as exportações da empresa.

“A medida faz parte da estratégia informada anteriormente de início da transferência de montagem das pistolas da família G para a unidade da Taurus nos Estados Unidos, a partir de setembro, e antecipação da exportação de peças e componentes, com o intuito de minimizar o impacto da ‘taxação'”, afirmou o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, em comunicado oficial.

A Taurus exporta aproximadamente 80% de sua produção de São Leopoldo para os Estados Unidos e emprega 2,7 mil trabalhadores na região.

Situação semelhante ocorre em Montenegro, também no Rio Grande do Sul, onde a CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), também impactada pelo tarifaço, anunciou férias coletivas para 10% dos 2.500 empregados.

A unidade é a quarta maior arrecadadora de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o município.

A CBC informou que negocia com o governo estadual mecanismos de compensação, como a antecipação do pagamento de créditos de ICMS, para manter o fluxo de caixa diante da queda nas exportações.

Em nota o diretor executivo Comercial e Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes, afirmou que a empresa “está revendo seu planejamento estratégico e adotando medidas para minimizar os efeitos do ‘tarifaço’ de 50% imposto a produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos”.

Com informações de CNN Brasil.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.

Artigo anteriorWilson Lima destaca conectividade como pilar para avanços em saúde, educação e gestão pública no Amazonas
Próximo artigoSão Paulo tem maior nível de alerta do ano para queimadas