
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), conselhereiro Ério Xavier Desterro e Silva, aceitou nesta terça-feira, 19, pedido de investigação contra o prefeito de Itacoatiara, Mário Jorge Bouez Abrahim, por supostas pratica de nepotismo.
A decisão atende a representação apresentada pelo vereador Arnoud Lucas Andrade da Silva (PV).
A representação levanta suspeitas sobre a nomeação direta de parentes na administração pública municipal de Itacoatiara.
Os parentes beneficiados pelo prefeito a sua própria esposa, a primeira-dama Crystiany Costa Carvalho, além da cunhada Nilda Batista Cerdeira Abrahim, esposa do irmão do prefeito e Marcela Cristine Andrade Costa, irmã da primeira-dama.
De acordo com a Controladoria-Geral da União, um agente público que usa de sua posição de poder para nomear, contratar um ou mais parentes é considerado nepotismo, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade diante da sociedade. Algumas legislações, de forma mais expansiva, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto.
O Conselheiro Josué Cláudio de Souza Neto atua como relator do caso e será responsável por conduzir as próximas etapas da investigação, incluindo o exercício do contraditório e da ampla defesa.
Confira