O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), realizará de 13 a 15 de outubro de 2025 o curso “Elaboração de Planos de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas Municipais (PPCDQMs)”, voltado a secretários municipais de Meio Ambiente e coordenadores da Defesa Civil.

A capacitação ocorrerá na Sala 1 da ECP, das 8h às 17h, totalizando 24 horas de atividades formativas. Os interessados podem se inscrever no site da ECP, em ecpvirtual.tce.am.gov.br.

O curso será conduzido por Domingos de Jesus do Bonfim, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade (UCAM/Prominas), MBA em Gerenciamento de Projetos e licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Com enfoque técnico e prático, a formação tem como objetivo fortalecer a capacidade de gestão dos municípios amazonenses na elaboração de planos de prevenção e controle do desmatamento e das queimadas.

A proposta inclui a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas que promovam a redução das emissões de gases de efeito estufa e o incentivo a práticas produtivas sustentáveis, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 e 17 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A capacitação surgiu a partir de articulação entre o TCE-AM, a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Defesa Civil do Amazonas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e secretários municipais de Meio Ambiente, durante o Seminário de Lançamento do Programa Gestão do Patrimônio Florestal do Amazonas, realizado em abril deste ano.

A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de Contas em estimular a formação continuada e o fortalecimento técnico das administrações municipais, ampliando a capacidade dos gestores locais na execução de políticas ambientais estratégicas para o Estado.

Artigo anteriorServidores da educação municipal participam de roda de conversa em alusão ao ‘Outubro Rosa’
Próximo artigoDeputada Mayra Dias propõe política pioneira para prevenir Burnout entre profissionais da segurança do Amazonas